sábado, 30 de julho de 2022

"Enforca cães": preservem a história...

Imagem via Diário as Beiras
Numa entrevista no Dez&10, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, anunciou que deverá ser adotado um novo nome para a estrada. Será uma toponímia oficial e oficiosa. Para o efeito, exortou os munícipes a apresentarem sugestões. Para Santana Lopes, “a Figueira é uma terra civilizada onde os valores da protecção dos seres humanos e dos animais existem. Acho que pode haver um nome oficial. Aceitamos sugestões. Se quiserem continuar a chamar a estrada por esse nome [“Enforca cães”], quem manda é o povo”
Por sua vez, Ricardo Santos, presidente da Junta de Freguesia de Quiaios não se opõe à mudança do nome da estrada. “Não sou contra, à luz dos actuais padrões da sociedade, mas isso não apagará a história nem impedirá a população de continuar a utilizar aquele nome”
Na minha opinião a objectividade e o respeito pela história, é o valor primordial.
Em rigor: conhecer Álvaro Cunhal e a sua história de resistência à ditadura, não torna ninguém comunista. Conhecer Salazar e a história dos 48 anos antes do 25 de Abril de 1974, também não torna ninguém fascista
Conhecer a história daquele troço de estrada que atravessa o Cabo Mondego, também não vai tornar ninguém menos amigo dos animais ou matador de cães.
A história é o que é. O passado foi o que foi. Haja respeito pela memória.
Actualização:

Imagem sacada daqui.

1 comentário:

Rogério Neves disse...

Minha alma fica parva com esta dose de puritanismo sobre o nome da estrada do Enforca cães. Tenho ouvido aqui chamar nomes à Praia da Claridade, uns chamam-lhe Praia do Relógio outros da Bola Nivea e uns até mais engraçados lhe chamam a Praia do Urbano e curiosamente poucos se incomodam. Mas mais ao lado existe um pequeno areal a quem deram o nome de Praia do Forte (quando foi construída) e alguns teimam em chamar-lhe Praia do Cagalhão. Enfim feitios... Mas se pega em moda mudar o nome de alguns locais e terras que dirão sobre isto aqueles que nasceram em Picha, Vila Nova do Coito, Venda da Gaita, Venda das Raparigas, Cu de Judas, Curral das Vacas, Monte das Pitas, Enfarta Vacas, Curral das Freiras, Boi Morto, Purgatório, etc...etc...
Ainda assim....