sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Gilles Lipovetsky, professor agregado de Filosofia na Universida de de Grenoble, França, é um dos pensadores europeus que mais tem influenciado a análise social nos finais do século XX e início do século XXI.


O olhar acutilante do pensador francês sobre a sociedade contemporânea é sempre um ponto de partida estimulante para saber em que ponto de (des)equilíbrio nos encontramos. 
Gilles Lipovetsky não abdica do seu “fundo otimista” e considera que temos os meios para resolver a grande crise que hoje enfrentamos, a crise climática. 
Mas sublinha que “a humanidade não irá evoluir pela via da moral”. É fundamental inovar e mudar os modelos de produção. É fundamental que a Europa tenha projetos coletivos, caso contrário vai continuar a ser um “anão político”
A Europa tem de empenhar-se em algo que vá além da economia. 
Importa não esquecer que quem mais defendeu um projeto europeu assente na economia foram os nossos "amigos" britânicos, que entretanto saíram. 
Não basta ser um gigante económico.
"O mercado não tem resposta para todas as perguntas, nem tem solução para todos os problemas. É necessária uma nova síntese para o papel do Estado e do mercado, uma vez que a atual situação não permite que se mantenha o ‘laissez-faire’"

Sem comentários: