sábado, 9 de janeiro de 2021

Mais 19 mihões para obras no porto?.. Temos de continuar a acreditar: é o que nos ajuda a viver...

Em 29 de Julho de 2020, li o seguinte no Notícias de Coimbra
"Uma obra de intervenção estrutural no porto da Figueira da Foz, orçada em mais de 17 milhões de euros e prevista para ter começado em 2019, foi adiada para 2021, disseram fontes portuárias e autárquicas."
Na altura, uma postagem OUTRA MARGEM apelava à esperança:
    Cliquem aqui para ouvir.
Na edição de hoje do Diário as Beiras, com chamada de primeira página, vem o seguinte:

"A Declaração de Impacte Ambiental para o aprofundamento da barra e do canal de navegação do Porto Comercial da Figueira da Foz obteve parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Nota enviada pela administração portuária considera que “o final de 2020 trouxe uma notícia auspiciosa”
Segundo aquela fonte, a emissão [do parecer] ocorreu após o período de audiência de interessados e de diligências complementares, processo que se cumpriu nos últimos meses do ano findo, ressalva a nota. “Como é habitual, em estudos desta natureza, segue-se a elaboração de revisão do projeto de melhoria das acessibilidades, que integrará as medidas de minimização dos impactes e os programas de monitorização indicados pela comissão de avaliação”, esclarece. A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), frisa ainda a nota, “reafirma a importância estratégica deste projeto para o crescimento e desenvolvimento futuro do porto, o mesmo valendo para a Comunidade Portuária e todo o tecido industrial da Região Centro”
Para a empresa pública que gere a infraestrutura portuária, “este projeto é absolutamente necessário para o salto qualitativo do porto, permitindo capacitá-lo para a entrada de navios até 140 mentos de comprimento e oito de calado”
Com a “luz verde” da APA, o concurso público para a realização das obras, que deverão começar este ano, fica mais perto. 
A melhoria das acessibilidades será suportada por fundos europeus (nove milhões de euros), pelo setor privado, através da Comunidade Portuária (4,4 milhões de euros), e pela APFF (4,4 milhões de euros)."

1 comentário:

Miguel Mattos Chaves /PhD disse...

Estou farto das Promessas em tempo Eleitoral, NUNCA cumpridas depois.
Por isso ao ser Candidato a Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, cumpro o meu DEVER como Cidadão, ao sujeitar-me a ter 1 Voto ou 10.000 Votos.
Seja como for, Vou Contribuir Activamente candidatando-me a uma Autarquia, a da Figueira terra de meu Pai e Tios, defendendo os Princípios, os Valores da Civilização Ocidental, nomeadamente os da Direita Conservadora e Democrata-Cristã.
É a minha contribuição pela ACÇÃO para tentar apear o Socialismo que nos está a Empobrecer, a todos os que trabalham por conta de outrém e os reformados, bem como para melhorar a qualidade de Vida dos que vivem no Concelho.
Saio do "sofá" e vou à Luta. Incentivo TODOS a fazer o mesmo. Vamos à LUTA!
Miguel Mattos Chaves