segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

"Cerca de meia centena de pessoas estão infetadas com covid-19 na aldeia do Maladão, freguesia e concelho de Arganil, onde residem perto de 180 habitantes, dos quais quatro já faleceram também por causa desta doença. Há ainda 10 internados"


«Um “ajuntamento social, evento social, com almoço ou jantar, com grande número de pessoas, por altura do Natal”, terá estado na origem do surto de covid-19, na aldeia de Maladão – explica o presidente da Câmara de Arganil. 
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, uma fonte local adiantou que a festa teve lugar num estabelecimento comercial. Luís Paulo Costa constata que a incidência de covid-19 na aldeia “é muito significativa e representa quase metade dos casos ativos no concelho”
Quanto aos quatro óbitos registados, “nestes casos, havia já doença prévia e grande debilidade funcional e o desfecho lamentável por via da covid-19 não é dissociável da doença anterior que as pessoas já tinham”, sublinhou o edil. 
Também a Junta de Freguesia de Arganil, na sua página do facebook, "lamenta a morte de quatro pessoas, que eram um repositório de memórias de outros tempos”. Em concreto, o tesoureiro da junta, Pedro Alves, evoca a memória da “D. Hortense, da D. Piedade, do Sr. Miguel e do Sr. Luís, que partiram repentinamente, numa época em que a dor dos seus mais próximos pode ser mais intensa face a toda esta situação”. Para Pedro Alves, “mais importante do que encontrar culpados ou bodes expiatórios, urge que cada um, sozinho e em família, saiba tomar conscientemente as medidas preventivas que limitem a propagação do mal, de modo a que a normalidade regresse o mais rapidamente possível ao seio desta comunidade e à nossa freguesia”. O tesoureiro da junta deixa “condolências a todas as famílias enlutadas e os votos sinceros para que todos os que estão a ser afetados por esta pandemia recuperem rapidamente e possam assim voltar aos seus afazeres diários sem restrições”
Também o presidente da Câmara de Arganil admite que os habitantes do Maladão “estão preocupados, apreensivos, mas perceberam que é importante assumir as regras e as recomendações nesta matéria”. Segundo Luís Paulo Costa, tem-se registado uma subida muito significativa do número de doentes covid-19 no concelho, o que é uma “consequência direta daquilo que foi o comportamento coletivo” na época natalícia. “Neste momento, temos a pior situação do ponto de vista de casos ativos desde o início da pandemia (181 casos registados no boletim epidemiológico da passada sexta-feira)”, disse o autarca. Recorde-se que, em novembro, já Arganil tinha tido uma situação relativamente preocupante, com uma escalada muito grande do número de casos ativos. “Mas a situação do pós Natal é manifestamente pior”, remata. | 
Lurdes Gonçalves, via Diário as Beiras

Sem comentários: