segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O PLURALISMO PORTUGUÊS, VISTO PELO LADO DO HUMOR TEM OUTRO ENCANTO...

Como vimos ontem à noite, o painel de comentadores da TVI para as emissões presidenciais foram Paulo Portas, Miguel Sousa Tavares, Manuela Ferreira Leite, Fernando Medina e Rui Moreira

Na SIC, permitiram a entrada de um intelectual de esquerda, que acompanhou dois facilitadores de direita e de extrema-direita. Os comentadores foram Francisco Louçã, Luís Marques Mendes, José Miguel Júdice.

Entretanto, no chamado serviço público, foi quase igual. na noite eleitoral da RTP tivemos uma jornalista de direita, um jornalista de extrema-direita e um jornalista a moderar três apoiantes mais ou menos assumidos de Marcelo (talvez um ou outro seja apoiante do candidato da Iniciativa Liberal) e um apoiante de Ana Gomes.
Apoiante de João Ferreira não comenta.
 
Resumindo: em 12 comentadores de televisão (11 homens e uma mulher), tivemos 8 comentadores de direita, dois de centro-centro-centro-esquerda, apoiantes mais ou menos assumidos de Marcelo, e dois de esquerda, apoiantes de Ana Gomes e de Marisa Matias. É o pluralismo a que temos direito.
Apoiantes de João Ferreira não podem comentar. 
Estes são os factos.
Mas houve algo de que só tive conhecimento esta manhã, via Samuel Quedas...
«Ia começar a escrever um texto venenoso sobre a diversidade da escolha das televisões quanto às suas listas de comentadores para a noite eleitoral.
Como gosto de ser justo, telefonei pessoalmente para a RTP, para a SIC e para a TVI… que me juraram ter estado desde há dias e até há poucos minutos a tentar convidar, respectivamente, José Casanova, Álvaro Cunhal e Octávio Pato para participarem… mas estes, de forma algo malcriada e arrogante, nunca se dignaram sequer atender os telefones.
Fiquei muito mais tranquilo.»

Podiam era ter feito mais um pequeno esforço e ter telefonado ao Ruben de Carvalho...

Sem comentários: