quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Via Município da Figueira da Foz

15 de setembro de 2019: Batel "Sal do Mondego” volta a navegar.


"Realizou-se ontem à tarde a "Recriação da travessia da Morraceira para Vila Verde", a bordo do batel "Sal do Mondego", um passeio inaugural que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, do vereador da Cultura, Nuno Gonçalves, do presidente da Junta de Vila Verde, Victor Alemão, e diversos convidados.

A iniciativa, promovida pelo Grupo Recreativo Vilaverdense, em parceria com o Município da Figueira da Foz e a Junta de Vila Verde, realizou-se no âmbito do projeto «À (re)descoberta do cofo e sua arte», vencedor da 3ª Edição do Programa EDP Tradições, e que tem como objetivo recuperar a arte de execução do cofo, que costumava ser usado pelos barqueiros e por todos os marnotos do salgado da Figueira da Foz.

O batel "Sal do Modego", réplica construída no início do século XXI, foi recentemente recuperado pela Junta de Vila Verde, a quem foi cedido por deliberação de câmara de 9 de setembro de 2019, aprovada por unanimidade.

Esta foi a primeira de muitas "viagens" previstas realizar pelo "Sal do Mondego", e o retomar dos passeios fluviais - em tempos considerada uma ocupação acessória do batel do sal - embarcação fluvial apelidada pelos estudiosos como tradicional do rio Mondego, celebrizada por Ramalho Ortigão na sua obra “As Farpas".

Habitualmente tripulados por dois homens, os batéis do sal, que navegaram até finais da década de 1980, percorriam todo o salgado da Figueira da Foz, transportando sal e por vezes areia."

Sem comentários: