domingo, 20 de setembro de 2020

Portugal, de novo, em estado de contingência. Figueira, continua em estado de incompetência...

 Via Diário as Beiras

Perante o que pode ser lido na entrevista, alguém pode afirmar que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tem feito um esforço contínuo e continuado  no desenvolvimento da vertente social do município?
As medidas de apoio social, têm  medidas destinadas especificamente a idosos, jovens e crianças?
Pelo que foi dito na entrevista, as medidas levadas a cabo e que abrangeram um número residual de carenciados, foram acções pensadas com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, em áreas como a saúde, educação, habitação, violência doméstica e intervenção familiar?
O Município tem alguma medida que preveja o apoio no transporte ambulatório de doentes; a atribuição de bolsas de estudos;  fundo de emergência social;  ajuda no pagamento de rendas de habitação?
O Município tem um Gabinete de apoio jurídico à família, para quem procure o esclarecimento e encaminhamento das famílias no que a questões de sobre-endividamento diz respeito, nomeadamente por atraso nas prestações do pagamento do empréstimo das prestações por pagamento aos bancos da habitação própria?
Num contexto para a saúde pública de grandes dificuldades, com um impacto social na comunidade figueirense, a Câmara Municipal da Figueira ad Foz, a pensar nas famílias mais vulneráveis, delineou ou pensa implementar um conjunto de Medidas de Emergência Social, como, por exemplo, um Fundo de Emergência Social, Água e Saneamento e Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais? Há algum acesso a banho e mudas de roupa para as pessoas que se encontram em situação de sem abrigo?
Tudo isto seriam medidas que iriam ao encontro e seriam uma resposta, concreta, eficiente e rápida ás exigências e necessidades dos cidadãos.
O Apoio Social deveria ser uma aposta da autarquia figueirense. Pensar e fazer para proteger os cidadãos, deveria ser o objetivo de uma governação autárquica, sempre, mas, em especial no tempo difícil que estamos a atravessar...

Sem comentários: