terça-feira, 5 de maio de 2020

Falta-nos um cidadão inteiro

 Teófilo Luís Alves Marques da Silva (1940 –2020)


"Ontem, a cidade foi surpreendida pela infausta notícia do falecimento do Dr. Teófilo Marques Silva, figura incontornável da cultura figueirense. Não tendo nascido aqui, cedo o Dr. Teófilo e a sua companheira de sempre, também ela uma insigne mulher de cultura, adoptaram esta terra e a amaram como verdadeiramente sua. 
Professor de História, investigava com paixão o passado mas projectando os seus ensinamentos no Futuro, um sonho pelo qual lutou. Nesta tarefa nada fácil, teve sempre a companhia e o apoio da esposa, Dra Isabel, por muitos anos conservadora do Museu Municipal e igualmente apaixonada pelo passado e pelo Futuro da Humanidade. Um Futuro que queriam mais justo, mais igualitário e pacífico. Exerceu cargos de direcção na Escola Secundária Joaquim de Carvalho, tendo sido, entre outras funções, Presidente do Conselho Directivo, quando a gestão democrática das escolas era ainda uma realidade e não um anseio ou miragem.
Integrando por diversas vezes as listas autárquicas da CDU, o Dr Teófilo foi um esforçado e ilustre vereador desta força política, cujos ideais comungava e defendia. Exerceu o papel em dois mandatos, um a tempo parcial, por substituição, outro em templo completo, tendo sido nessa altura o cabeça de lista à Câmara Municipal. Deteve o pelouro da Habitação Social, onde desenvolveu notável trabalho, sempre de modo empenhado e com ardor. Em 1987, por força de perda de população no concelho e regimentais ajustes em matéria eleitoral, a CDU perdeu o seu vereador, precisamente o vereador Teófilo, nosso último vereador até à data, e de quem guardam os comunistas, simpatizantes e activistas da CDU, os seus amigos afinal, uma saudade que não passará e um elevadíssimo apreço pela sua figura, os seus valores, a sua amizade e constante empenho pela causa política, antevendo o Futuro que acalentava. Descanse em Paz, Professor, Amigo, Companheiro de lutas. À família, o abraço virtual, já que por força das circunstâncias não poderemos estar presentes. E como o lamentamos! Tanto merecia que nos despedíssemos de si. Falta-nos um homem inteiro! Fica no nosso coração."

Fica a homenagem. Texto de Silvina Queiroz. 

Sem comentários: