quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Escola do Mar já não irá para as instalações da antiga Casa dos Pescadores de Buarcos

A Escola do Mar, que o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai instalar na Figueira da Foz, já não ocupará as instalações da antiga Casa dos Pescadores de Buarcos. A Misericórdia-Obra da Figueira, proprietária do imóvel, candidatou a parte dianteira do complexo, para onde estava prevista a instalação do estabelecimento de ensino,  a outra utilização, que foi aprovada. 
Entretanto, como alternativa àquele espaço do edifício, a instituição ofereceu-se para disponibilizar a parte traseira, mas o IPC não aceitou. “Estamos à procura de outro lugar com outra dignidade e visibilidade, porque fi car na parte detrás não seria o ideal”, declarou ao DIÁRIO AS BEIRAS Pedro Costa, presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), instituição de ensino agregada ao IPC que iniciou o processo. No entanto, salvaguardou que a Misericórdia manifestou disponibilidade para continuar a colaborar. Pedro Costa garantiu, contudo, que a Escola do Mar vai ser instalada na Figueira da Foz, devendo representar o início do regresso do ensino superior regular à cidade. Por outro lado, afiançou ainda o presidente do ISCAC, os cursos de pós-graduações programados para outubro estão assegurados. Aliás, aquela oferta pedagógica na Praia da Claridade mantém-se há vários anos, em diversos espaços da cidade.
Também contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, o provedor da Misericórdia-Obra da Figueira, Joaquim de Sousa, recusou-se a prestar declarações sobre o assunto. No entanto, fonte próxima da instituição afiançou a este jornal que “foi assinado o protocolo de intenções com o IPC, num ato que foi público, mas o mesmo não aconteceu com o contrato de comodato”. E acrescentou: “Foi pela demora que se apresentou a candidatura ao Fundo Rainha Dona Leonor para parte da Casa dos Pescadores”. A Misericórdia-Obra da Figueira candidatou-se àquele fundo para instalar na Casa dos Pescadores de Buarcos a Pousada Nossa Senhora dos Navegantes, cujas obras arrancam em breve, estando o processo na fase de concursos públicos para as especialidades da empreitada. O hostel terá capacidade para 14 quartos e duas camaratas e um total de 30 hóspedes. A unidade hoteleira deverá abrir em 2019." 

Via AS BEIRAS

Sem comentários: