.

"Como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos" na Figueira.

sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel, o último Comandante...

 "Gostaria de dizer que em Cuba as eleições são viciadas e o poder não é escolhido pela maioria. Pois, mas a América vai ter um presidente que teve menos voto do que a rival em eleições sobre as quais há muitas dúvidas e o mesmo já tinha sucedido na Florida, a mesma Florida dos exilados cubanos.

Se fosse descendente de um proxeneta dos tempos de Baptista, de algum latifundiário ou da burguesia cubana estaria a festejar agora a vitória de Fidel. Mas não tenho a certeza de que os cubanos estejam contentes ou mesmo indiferentes, como sugere uma blogger cubana.

Gostaria de dizer que os cubanos vivem mal por causa de Fidel, mas a verdade é que há mais miséria em todos os países da América Latina do que em Cuba, a verdade é que em muitos indicadores de desenvolvimento Cuba está ao nível dos países mais desenvolvidos e nalguns casos mesmo acima dos Estados Unidos.

Gostaria de dizer que em Cuba há uma ditadura, mas como posso ignorar que muitos dos democratas que criticam a ditadura cubana apoiaram uma ditadura no meu país, como posso fazer de conta que algumas democracias da América Latina têm tantos ou mais presos políticos do que Cuba.

Gostaria de criticar Fidel por ter optado pelo isolamento, mas como posso esquecer que foi Cuba quem travou uma das maiores batalhas no continente africano, derrotando as forças armadas do Apartheid, em Cuito Cuanavale. Como posso criticar o isolamento de Cuba se foram os EUA que lhe impuseram o maior boicote comercial na história da humanidade.

É verdade que Cuba não é uma democracia, mas está longe de ser sido a pior das ditaduras da América Latina. É verdade que os cubanos poderiam viver melhor, mas são dos povos com menos miséria da América Latina. É verdade que Fidel foi um ditador, mas muitos dos que dizem que Fidel é um ditador, ajudaram ou apoiaram o mais brutal dos ditadores a derrubar Salvador Allende. Fidel, o ditador, tinha mais autoridade democrática do que muitos governantes democratas que ajudaram ou promoveram ditadores bem mais brutais.

Nesta hora gostaria de criticar Fidel, seguindo os meus princípios. Mas, peço desculpa, não consigo."

Daqui

2 comentários:

Anónimo disse...


OBITUÁRIOS À MODA DE JORNALISTA TUGA

Faleceu hoje Átila (406-453), lider histórico do povo huno, figura marcante do século V. Os detractores chamavam-lhe Flagelo de Deus, mas ficará para a história como o derradeiro conquistador das últimas décadas.


O povo Khmer chora a morte do carismático líder histórico Pol Pot (1925-1998). Apesar de controverso, foi um dos últimos revolucionários idealistas do século XX. O Presidente da República lamentou não ter tido tempo de o conhecer em vida.


Jean-Bédel Bokassa (1921-1996), pai dos centro-africanos, faleceu hoje vítima de ataque cardíaco. Apesar de ter liderado apenas 3 anos e de ter sido perseguido nas últimas duas décadas pelos seus opositores políticos, deixa uma marca incontornável na República Centro Africana. Morreu sem se provarem as alegadas acusações de comer criancinhas ao pequeno-almoço.


Os alemães estão inconsoláveis com a morte de Adolf Hitler (1889-1945) carismático líder do Partido Nacional-Socialista e Führer desde 1933. Orador poderoso, chefe incontestado e idolatrado por milhões de alemães, não deixou de ser uma figura controversa chegando a ser acusado pela oposição da prática de genocídios. Ter-se-à suicidado hoje, na sua habitação em Berlim. Foi uma figura incontornável da política europeia da última década.

anamar disse...

E recuando a "nossa casa", ocorre-me a figura de Salazar, um líder tantas e tantas vezes relembrado com algum saudosismo, esgotada a euforia, a fé e a esperança da revolução ...
E à medida que esta se esfuma no tempo e que a realidade sócio-económica chegou ao que lamentavelmente temos hoje ... já nem pudor existe, quando as pessoas, sem as iniciais e tímidas preocupações de o fazer em surdina, o referem alto e bom som : " só tu, Salazar, para meteres estes miseráveis no sítio !"