sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dois jovens da Cova Gala

Pedro Rodrigues: O jovem que aprendeu “(A)mar” as palavras

Pedro Agostinho Cruz: Um fotojornalista, fotógrafo freelancer "controlado" é um olhar limitado!..

A edição de hoje do jornal AS BEIRAS refere dois jovens da Cova Gala que se destacam pela positiva: Pedro Rodrigues, é escritor. Pedro Agostinho Cruz, é fotojornalista.
São dois jovens que conheço bem. Com a liberdade de que dispõem, neste Portugal de Abril, poderão ir até onde a sua capacidade de trabalho e ambição os quiser levar. 
Pertencem a uma época privilegiada: nasceram e cresceram num País livre.
Não esqueço os meus 20 anos e o mundo que então se abriu para mim e as marcas que ficaram para sempre agarradas à minha pele, gravadas a fogo na minha memória pelo 25 de Abril de 1974,  nem as pessoas excepcionais com as quais vivi esse sonho inigualável que foi a reconquista da Liberdade pelo meu País.
A partir daí, a minha  consciência de homem livre fez-me ver o  valor de preservar a capacidade de não me deixar esquecer ou ter medo.
A Liberdade tem de ser cuidada, para que nunca se cumpra o receio que Jorge de Sena, um dia, expressou nos seus versos: "Liberdade, liberdade, tem cuidado que te matam."
Quando se chega aos 60 recordamos aqueles que fomos perdendo pelo caminho.
Ao lembrar o percurso que fui trilhando, dou conta de que ainda sobra  um pavio de energia por consumir que representa muita experiência, saber e força disponível em prol da defesa dos valores da verdade, da liberdade e da democracia.
Acredito que uma geração mais jovem será capaz de erguer uma nova esperança para a minha Terra. Sei que essa geração está a despontar, dispensa paternalismos serôdios, espera somente que a deixem percorrer o seu caminho.
O melhor que lhe podemos deixar como herança, são exemplos: a persistente defesa dos valores da dignidade e dos verdadeiros valores da Cova Gala, da valorização do trabalho honesto e competente, da demonstração prática de que é possível singrar pelo mérito, da coragem de pensar o futuro sem esconder nem renegar o passado histórico.
Espero que estes jovens covagalenses aproveitem para fazer o seu melhor.
Agora, em grande parte, tudo depende deles, do seu inconformismo e da sua capacidade e competência para concretizar as coisas.
Em nome do futuro, não se acomodem nem resignem!

Sem comentários: