sábado, 5 de janeiro de 2008

Fazer anos começa a ser chato ...

Adosindo Basófias perguntou...
“Ó Sr Agostinho explique lá, se faz fabor, que a gente não entendeu...Afinal quem é o anibersariante, carago?”
E, eu, como me prezo de ser uma pessoa educada, vou responder ao meu Amigo.

Não foi só o Expresso que fez anos...
Ai, pelas 3 da tarde do dia 5 de Janeiro de 1954, nasceu este espécime...
Claro que não me lembro, mas a minha mãe, velhinha, mas felizmente ainda viva, contou-me...

Na altura não havia televisão, muito menos blogues. Havia rádio, mas um bocado incipiente, tecnologicamente falando. Dos jornais, nem vale a pena falar.

Na época, aparentemente tudo corria bem: não havia Serviço Nacional de Saúde, muito menos, urgências ou maternidades a encerrar... Nem, sequer, a guerra colonial ainda havia começado...
Carestia de vida?... Nem pensar... Pelo menos, não se dava por isso. Os jornais, nesse tempo, não falavam disso. Azedume para com o primeiro-ministro? Nada, ou pelo menos ninguém dava conta disso!...
Neste Pais à beira mar plantado, nesse tempo, apenas se podia exaltar o auto contentamento provinciano e balofo do primeiro-ministro.
Felizmente, hoje em dia não é assim, as coisas mudaram, os tempos mudaram, os tempos são outros, não há nada disso!...

É claro que eu, velho já como o caraças, por vezes tenho a tentação de dar nome a certos bois: de vez em quando, pecador me confesso, dá-me ganas de apontar certos políticos como aldrabões, certos empreendores como exploradores, este ou aquele autarca como corrupto...
Mas, como a idade já pesa e meu deu algum tininho, considero melhor exaltar as excelsas qualidades e o trabalho exemplar do executivo camarário figueirense e a independência, competente e profícua, do executivo da Junta de Freguesia de São Pedro.
Aliás, não faço nada de mais: a vida está para quem sabe elogiar, adular, enfim, para quem sabe “dar graxa ao cágado”. Numa palavra: ser um sabujo...

Jornalistas e críticos, daqueles que criticam a sério, quase que já não existem no País, quanto mais na Figueira...
Levaram cá um sumiço!...

Bem como disse de início, não foi só o Expresso que fez anos...
Entretanto, longa vida para todos. O que não vai ser nada difícil de conseguir, pois Correia de Campos, esse competente ministro da saúde e nosso benfeitor, está a tratar-nos superiormente da dita...
Façam o favor de ser felizes.
Um abraço do
António Agostinho

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora dr. agostinho: que texto, que humor refinado...
Confesso que estou banzado!..
Que talento dsperdiçado meu deus!..
Parabés,pelso anos e por este texto da mais fina água jornalistica.

Guimaraes disse...

Parabéns e que passe muitos mais anos a chamar os bois (ou os boys) pelos nomes, que o que faz falta é informar a malta.
Um abraço

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

obrigado amigos.
Um abraço e viva a vida... Simples dos simples.
Bem hajam

Anónimo disse...

Ah! prontos assim a gente percebeu, quisto de descodificar estas coisas leva o seu tempo home. Então cá vai um abraço virtual, acompanhado de uma sumol, que uns deixam de fumar e eu deixê mas foi de beber, o que também faz bêm à xaúde. E pôrra pró ministro e Hip hurra pró Agostinho.

Anónimo disse...

Senhor Agostinho.
como é que o meu amigo foi esquecer a competencia gestora bancaria do sr. vara?
Há coisa fantasticas não há?