segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Outros tempos


O Ministério da Educação, deste governo socratino, tem em marcha, com a complacência do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. uma “ofensiva com vista ao encerramento dos Centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) das IPSS”.

Como parece estar longe “o Pacto de Cooperação para a Solidariedade, celebrado no Governo do Eng.º António Guterres!.."
Dizer, aos actuais governantes, que esse instrumento, fruto de um governo do mesmo partido, merecia ser tratado “com carinho, atenção e sensibilidade”, que são palavras presentes no dia a dia das instituições de solidariedade social, é o mesmo que dizer nada.
A vida, não deveria ser um dever, mas um desejo, todos os dias renovado. Todos sabemos que a vida é como um expresso, que só vai parar na morte. E, mesmo assim ...

Esta foto tem uns anos. Foi tirada no ATL do Centro Social da Cova e Gala, nos primeiros anos da década de 80 do século passado..
Esta lá tudo: o carinho - com que se tratam as coisas preciosas
A atenção - para que não se estrague o que é precioso.
A sensibilidade - trata-se de crianças.
Outros tempos. O tempo em que associações de pais (APEE), instituições particulares de solidariedade social (IPSS), misericórdias e empresas particulares se substituíram aos governos, criando uma rede de ATL que cobre todo o País.

Outros tempos, que deveriam merecer respeito , pelo serviços que os ATLs prestaram, durante décadas, às pessoas e ao País.
Não seria nenhum favor, senhores ministros da Educação, do Trabalho e da Solidariedade Social, deste governo socratino.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dizer aos governantes, a estes, não adianta nada. Eles estão lá para fazer isso mesmo.tem é de se dizer a quem os lá pôs.
afinal, os verdadeiros culpados desta treta toda.

Guimaraes disse...

Quais as alternativas? A rua ou as salas de jogos?