terça-feira, 11 de maio de 2021

Coimbra Região Europeia da Gastronomia quer apostar à mesa no desenvolvimento local

«A ministra Ana Abrunhosa defende que a gastronomia deve ser "encarada como fonte de riqueza e envolver as comunidades", sendo assim "uma estratégia de desenvolvimento regional e local"
Envolvidos nesta distinção estão os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que, juntos, tentam que a gastronomia possa ser fator de desenvolvimento local e regional. 
As ambições são várias, entre elas a criação de uma carta gastronómica regional, mas também o contributo para uma alimentação mais sustentável e saudável. A cerimónia de abertura decorreu esta manhã, no Convento de São Francisco, na cidade dos estudantes. Ao Som dos Trupe Viola Toeira, a região de Coimbra passou, a partir desta terça-feira, a ser Região Europeia da Gastronomia. 
Na abertura, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, destacou algumas das mais-valias gastronómicas do território, tais como "da chanfana à lampantana, do leitão à lampreia, do pescado da Arte Xávega à sardinha da Figueira da Foz, do arroz do Baixo Mondego aos queijos DOP Rabaçal e Serra da Estrela, da doçaria conventual ao mel, não esquecendo os enchidos e o vinho"
Via TSF

Sem comentários: