quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Há que pensar nas coisas boas, apesar de vivermos na Figueira. Hoje, estou a esforçar-me para ser (ou parecer) positivo!

Finalmente, uma boa notícia de verão na Figueira!..

Os leitores do jornal inglês The Guardian, segundo AS BEIRAS, edição de hoje, elegeram a geladaria Emanha, na Figueira da Foz, como uma das 20 melhores do continente europeu.
No seu site oficial, depois de fazer uma breve introdução, o jornal refere: “Artesanal, ótimos ingredientes e uma empresa familiar. Experimente o sabor de algas marinhas. É magnífico. Logo atrás da ampla praia da Claridade”.
Já não tenho idade para me privar do que gosto, como quem me conhece, ao olhar para mim nota facilmente,  e lá vou dando dar largas à virtude da gula!
Não gosto de me empanturrar, mas de saborear o que de bom se faz.
Ainda bem que existe na Figueira quem faça gelados que são uma delícia!..

Planeamento municipal...

14 Agosto  de 2018. Véspera de feriado. 22 horas e 30 minutos.
Continua a decorrer a  limpeza do lago...
Quem paga as horas extraordinárias?..

Leitura para os próximos dias... (7)

(Um livro de leitura obrigatória para quem quiser perceber muita coisa que se passou na Figueira nos últimos 40 anos)

DO REINADO DO EFÉMERO À ACTUALIDADE
"Passaram entretanto mais duas décadas, com início no mandato de Santana Lopes (1998-2001), ao qual costumo chamar de reinado do efémero.
Anos de foguetes e facilidades, diga-se de passagem bastante ao gosto popular, a Figueira foi "posta no mapa", como então se dizia, à custa de muita despesa improdutiva, origem duma enorme dívida - mais de metade da qual foi deixada ao seu sucessor por contabilizar - que os figueirenses continuam a pagar...
Alguns aspectos positivos para o futuro da cidade, como a conclusão da estrutura viária circular, há anos aguardada, e a construção do Centro de Artes e Espectáculos, estão longe de justificarem este início duma espiral de endividamento."

Nota de rodapé.
Com este 7º. apontamento, por agora, fica por aqui, a divulgação que temos vindo a fazer do livro do dr. Joaquim de Sousa, «Figueira da Foz. Memória de um mandato e os anos perdidos».
Esta novo livro de Joaquim de Sousa vai ficar a perdurar para além do efémero que é a espuma dos dias da vida figueirense....
Entretanto, na Figueira a volatilidade continua a ser a regra. Pensa-se no hoje. Mais que o hoje, pensa-se no agora. 
O amanhã, para os governantes locais, já é algo longínquo, indefinido. 
Uma das poucas certezas que tenho, neste momento,  é que na governação da Figueira  o que permanece é o efémero! 

Fernando Cardoso, no lançamento desta obra do dr. Joaquim de Sousa disse: "Se este livro não der polémica é porque a cidade morreu"...