sábado, 25 de junho de 2022

Rescaldo das comemorações do Dia da Cidade: Emílio Torrão, presidente da CIM - e também morador na Figueira da Foz - elogia Santana Lopes

Via Diário as Beiras
"O Dia da Cidade da Figueira da Foz celebrou-se ontem no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), tendo como ponto alto a atribuição de distinções honoríficas a diversos figueirenses, dois a título póstumo. 
Na sua alocução, o presidente da câmara municipal, Pedro Santana Lopes, defendeu que “as pessoas devem ser homenageadas em vida e na plenitude das suas faculdades”, para sentirem o apreço da comunidade. 
Ainda a propósito das distinções, o autarca e anfitrião da sessão solene do feriado municipal frisou que “quem tem de se sentir honrado é quem distingue e decide distinguir”, ao atribuir distinções a pessoas marcantes para a sociedade. E realçou ainda a “gratidão” que é devida aos homenageados, acrescentando que “é um honra poder distingui-los”
Os distinguidos foram Fernando Cardoso (Medalha da Cidade), Laurinda Natércia Crisanto (Medalha da Cidade, a título póstumo), Maria Coimbra (Medalha da Cidade), Américo Nogueira (Medalha de Mérito Comercial, a título póstumo), Carlos Noronha Lopes (Medalha de Mérito Social), Góis Moço (Medalha de Mérito Social), Mário Nunes (Medalha de Mérito Cultural) e Victor Pereira (Diploma de Reconhecimento). 
 
Pedro Santana Lopes abordou, também, a conjuntura actual, nacional e internacional. Colocou o acento tónico nas anunciadas medidas de descentralização que o Governo pretende levar a cabo. Nomeadamente, reforçar as competências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e a regionalização. A este propósito, enfatizando a importância das Comunidades Intermunicipais, o autarca e ex-primeiro-ministro advogou que não se pode passar do centralismo nacional para o centralismo regional. 
Por sua vez, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o socialista e presidente da Câmara de Montemor-o-Velho Emílio Torrão, frisou que “sente-se uma Figueira mais alegre, mais determinada e mais eufórica”
Os elogios foram dirigidos ao seu homólogo independente Pedro Santana Lopes, numa sessão solene onde também estava sentado, na primeira fila e ao lado do presidente da comunidade de municípios, o antecessor do autarca figueirense, o vereador do PS Carlos Monteiro. Mantendo a postura institucional, Emílio Torrão destacou a estreita colaboração entre a autarquia figueirense e a CIM-RC. “Todos temos a ganhar com uma Figueira mais forte. A Figueira é muito importante para a Região de Coimbra”, defendeu. Afirmou ainda que conta com os projetos de Pedro Santana Lopes “para engrandecer a Região de Coimbra”.

Sem comentários: