quinta-feira, 2 de junho de 2022

Abertura de várias exposições assinalou a passagem do 20ª Aniversário do CAE

Via Município da Figueira da Foz
Na foto, o Dr. Santana Lopes, presidente da autarquia figueirense e a 
Drª. Margarida Perrolas, Directora do Departamento de Cultura e Turismo
"O 20º Aniversário do CAE foi assinalado ontem - dia 1 de junho- com a abertura pelas 18h30, de várias exposições. 
Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, marcou presença neste momento tão significativo e emblemático, na companhia do Arquiteto Luís Marçal, criador do espaço, e de outros convidados."

Nota de rodapé
Para assinalar os 20 anos de existência, o CAE preparou uma programação especial, com a realização de diversos eventos para diversos públicos. 
Para ontem estava marcado o concerto de Matias Damásio, um dos maiores sucessos da actual música da lusofonia, no Parque das Abadias, mas, por precaução, devido à instabilidade atmosférica, foi adiado para o próximo domingo (dia 5), às 21h30, no mesmo local.
No âmbito do programa de aniversário foram inauguradas as exposições “Um Projecto com Memória”, tendo por base os estudos para o edifício do arquitecto Luís Marçal Grilo, “Luz para as Abadias” e “Luz para as Abadias - 20 Anos Depois”, ambas da autoria da fotógrafa Luísa Ferreira, que estarão patentes até 28 de Agosto. 
Amanhã, pelas 21h30, estará em destaque uma sessão especial com o filme “Disponível para Amar”, de Wong Kar- -Wai. Trata-se da obra emblemática deste premiado realizador de Hong-Kong, sendo exibida em cópia digital restaurada. Segue-se, pelas 23h00, no Jardim Interior, um concerto com Dr. Seigan, um projecto musical figueirense de Victor Bertier. 
Sábado, dia 4, realiza-se em várias artérias da cidade, pelas 15h00, o evento “Pandemúsica”, um desfile de 18 bandas filarmónicas, com um total de 800 músicos, que culminará com uma actuação, em conjunto, no Parque das Abadias. Ainda no sábado, pelas 21h30, será a vez de António Zambujo apresentar, no Grande Auditório, o seu espectáculo “Voz e Violão”, que se inspira no nome de um dos discos da sua vida, “João Voz e Violão”, de João Gilberto. 
A finalizar este fim-de-semana de aniversário teremos no domingo, dia 5, das 10h00 às 18h00, a animação infantil “Abadias Kids Fest”, no Parque das Abadias, e, pelas 17h00, no Grande Auditório, a actuação do Rancho das Cantarinhas de Buarcos com um grupo folclórico convidado. 
Ao longo do mês de Junho decorrerão, ainda, diversas actividades, como uma Residência Artística com Ewerton Oliveira (músico e compositor brasileiro), Sara Alhinho (cantautora de Cabo Verde) e Rita Ruivo (cantora figueirense). Esta Residência tem como tema “Fado, Morna e Samba: Património [Musical Lusófono] da Humanidade” e culminará com um concerto final, no dia 10, pelas 18h00, no Jardim Interior do CAE, e, dia 12, pelas 17h00, no Coreto do Jardim Municipal. Ewerton Oliveira estará no CAE, até dia 19 de Junho, ministrando vários workshops de música para crianças e visitando lares e centros de dia. Também no dia 10 de Junho será a vez dos Urban Sketchers descobrirem os diversos espaços do CAE, servindo estes de inspiração aos desenhos que dedicarão a este edifício.

Sem comentários: