domingo, 5 de junho de 2022

Porto de Aveiro vai ter novo terminal

Via CONSTRUIR

«O Porto de Aveiro vai construir um novo terminal intermodal e expandir o feixe de linhas para a recepção e expedição de mercadorias em comboios de 750 metros, um projecto avaliado em 16 milhões de euros.

Segundo notícia da Lusa, que refere fonte portuária, o projecto, que visa permitir a circulação de comboios até 750 metros, tem já garantido financiamento comunitário e a obra deverá iniciar-se em Janeiro de 2023, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano seguinte.

De acordo com o ‘site’ da Administração do Porto de Aveiro (APA SA), o projecto encontra-se em fase de avaliação ambiental, processo que aquela entidade espera ver concluído até Setembro.

O projecto de construção do Terminal Intermodal e melhoria dos feixes ferroviários na Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI) foi submetido a financiamento comunitário pela administração portuária, destinando-se à expansão da capacidade e melhoria das infra-estruturas ferroviárias do porto.

"Segundo é anunciado pela administração do porto, o projecto “consiste na construção de terminal intermodal com 9,4 hectares de área e na expansão do feixe de linhas de recepção/expedição de composições ferroviárias de modo a permitir a operação de comboios até 750 metros de comprimento e um aumento da eficiência dos serviços ferroviários prestados”.

“Preconiza-se com a execução do presente investimento o reforço da conectividade do Porto de Aveiro no corredor Aveiro-Salamanca-Valladolid/Madrid, de modo a proporcionar a captação de novos negócios para o porto e o aumento da sustentabilidade ambiental dos fluxos logísticos”, justifica.

A área de implantação do novo Terminal Intermodal tem um investimento previsto de cerca de 16 milhões de euros e possui financiamento aprovado de cerca de 47,3%, através do mecanismo Connecting Europe Facility (CEF 2).

O objectivo da administração do porto em criar condições para passar a receber comboios de 750 metros está alinhado com a estratégia definida pela Infraestruturas de Portugal (IP) de “dotar os principais corredores ferroviários de mercadorias, designadamente as ligações fronteiriças”, de condições para a circulação de comboios desse comprimento.»

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