sábado, 14 de maio de 2022

Tudo calado em redor do assunto...

Mas o título do Dinheiro Vivo resume todo o programa geral...
"O mercado de trabalho encontra no arranque deste ano os melhores indicadores de participação em mais de uma década e desde que o país atravessou a crise das dívidas soberanas. Nunca houve tantos a trabalhar, e tanto, com os segundos empregos a dispararem para um máximo de sempre e as semanas de trabalho a alongarem-se novamente após os cortes de horários trazidos pela pandemia.
Mas o mercado está também a esgotar a mão-de-obra disponível. Em tese, seria razão para um impulso maior nos salários, que não está a acontecer, segundo indicam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta semana.
A média salarial total dos trabalhadores por conta de outrem chegou ao final do primeiro trimestre nos 1258 euros brutos mensais, numa subida de 2,2% face ao mesmo período do ano passado e num ritmo que estagna face à dinâmica registada em dezembro de 2021, ficando abaixo do crescimento que se registava nos restantes meses de 2021. Esta evolução representa já uma perda de poder de compra de 2% face à subida da inflação, nos cálculos do INE.
A perda real de salário é, no entanto, maior quando se considera apenas os salários sem subsídios de férias e de Natal. Sem estes, a média salarial limitou-se a crescer 1,7%, para ficar em 1127 euros brutos. Em termos reais, calcula o INE, o salário médio ficou a valer menos 2,5% do que há um ano devido à subida de preços.
Os 1,7% de crescimento representam um desacelerar face aos 2,3% de subida de dezembro e também relativamente às restantes variações observadas ao longo do último ano. Em março de 2021, a média salarial crescia 3,8%, ainda que em parte influenciada pela perda de emprego ocorrida entre os salários mais baixos nos piores momentos da pandemia.
Se a evolução salarial moderou a velocidade, a inflação acelerou, com crescentes reivindicações de maiores aumentos, nomeadamente, entre as forças sindicais. Mas o próprio mercado de trabalho sugeriria maiores impulsos nas remunerações."

Sem comentários: