quinta-feira, 5 de maio de 2022

"O covid-19 e a gripe sazonal estão a dar muito que fazer no Hospital Distrital da Figueira da Foz". Contudo, os internamentos têm vindo a diminuir

Via Diário as Beiras
«Além do covid-19, a gripe sazonal também está a dar muito que fazer no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), mas os internamentos têm vindo a diminuir, desde abril. No sentido contrário, está a registar-se um “número elevado” de casos positivos de covid-19, detetados nas ações de despistagem.
“Verificou-se, nas últimas duas semanas de março, um aumento na procura ao Serviço de Urgência com um grande número de casos também de gripe a necessitarem de internamento, tendo em abril e maio diminuído a necessidade de internamento de casos de gripe”, afirmou a administração do HDFF, indagada pelo DIÁRIO AS BEIRAS. Por outro lado, acrescentou, “verifica-se uma diminuição nas admissões no Serviço de Urgência Pediátrica, em comparação com março, mas mantém-se a procura” por parte de adultos. Acerca do número de casos positivos de covid-19, os testes realizados no HDFF não evidenciam uma tendência decrescente, mas confirmam uma menor gravidade dos efeitos da infeção respiratória nos pacientes. “No Serviço de Medicina Laboratorial tem-se registado um número elevado de testes positivos à covid-19, quer das recolhas feitas em contexto das Urgências Respiratórias quer em pessoas que necessitavam de ser internadas, ou porque iam ser operadas, e percebeu-se que estavam infetadas”, frisou ainda a administração. De acordo com os dados mais recentes, reportados ontem, encontram-se internados na enfermaria dedicada 22 doentes com covid-19. O HDFF salvaguardou, no entanto, que “a gravidade dos pacientes não tem comparação com a de vagas anteriores”. E acrescentou que “uma parte são pessoas que não foram internadas por causa desta doença, mas sim por outras patologias, e percebeu-se que estavam infetadas com SARS-CoV-2 à entrada, quando fizeram o teste”.»

Sem comentários: