domingo, 29 de maio de 2022

"A vida continua. O tempo encarrega-se sempre de repor a verdade!" E agora PSD Figueira?

Via Paulo Pinto, Presidente da mesa do Plenário de secção...

Resultados das eleições diretas do PSD na secção da Figueira da Foz.
Luís Montenegro - 139 votos
Jorge Moreira da Silva- 21 votos
Resultados eleições delegados ao Congresso PSD
Lista A Ana Oliveira - 140 votos
Lista B Carlos Rabadão - 20 votos.
Na foto (sacada daqui) Ricardo Silva, único vereador PSD na Figueira da Foz em 2022. 

Ricardo Silva é, desde há muito, uma figura controversa da política figueirense. É, também, um sobrevivente. Na sua opinião, quando se candidatou a presidente da concelhia, em Março de 2018, "a Figueira da Foz tinha perdido influência política, económica e respeito no contexto regional”. Estava nos objectivos de Ricardo Silva, um “PSD renovado e rejuvenescido", para "conseguir alcançar a vitória” nas eleições autárquicas de 2021: "o nosso objectivo, em 2021, é conquistar a Câmara da Figueira, a Assembleia Municipal e as juntas de freguesia".
Sabemos o que aconteceu. O PSD obteve o pior resultado de sempre na Figueira da Foz em eleições autárquicas. Contudo, Ricardo Silva (um manobrador político nato), depois de no anterior mandato ter sido vereador PSD (em substituição da deputada Ana Oliveira), continua vereador, agora em substituição de Pedro Machado, o único PSD eleito na lista à câmara, nas eleições de 2021.
Recorde-se ainda que, entre 2002 e 2005, Ricardo Silva foi vereador executivo no primeiro mandato do presidente Duarte Silva. 

Ricardo Silva é um produto das jotas partidárias da área do poder. Filiou-se no PSD aos 16 anos, partido que abandonaria, entre 2008 e 2011. Apoiou a primeira candidatura do presidente da Câmara da Figueira da Foz, o independente João Ataíde, como candidato do PS. Ricardo Silva voltou a filar-se no PSD em Coimbra, tendo, entretanto, transferido a sua ficha de militante para a Figueira da Foz, concelho de onde é natural e reside. “Regressei ao partido a pedido de figuras regionais e nacionais do PSD. Quando saí, saíram vários militantes”, diz ao jornal AS BEIRAS em Março de 2018.
Acerca do apoio dado ao candidato João Ataíde, em 2009, declarou: “de acordo com a estratégia do partido, traçada entre 2006 e 2007, João Ataíde deveria ter sido o candidato do PSD, em 2009. Se se tivesse candidatado pelo PSD, hoje, o concelho estaria melhor”

Quando se candidatou a presidente da concelhia do PSD, em Março de 2018, estava nas suas intenções “fazer regressar todos os militantes expulsos e aqueles que saíram pelo seu próprio pé, em 2009”
Em Maio de 2022, depois de 4 anos como presidente da concelhia (cargo a que Ricardo Silva renunciou em Novembro de 2021, sendo substituído pelo vice Carlos Ferreira), o PSD Figueira continua com o futuro adiado e está reduzido à expressão mínima.

Sem comentários: