sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Santana...

Santana Lopes na reunião de Câmara desta manhã, dirigindo-se a Carlos Monteiro, disse mais ou menos isto. Cito de memória: "o senhor vereador tem o meu apoio para ir a deputado. Porque disse que continua como vereador. Se não ficasse como vereador não seria assim..."
Há uma horrível e terrível tentação, em política - e também na nossa política figueirinhas -, de ver as coisas, não como elas realmente são, mas como gostávamos que elas fossem. Ou tivessem decorrido...
Santana Lopes,  todos o sabemos - ele melhor que ninguém -,  é o protótipo do político populista. Neste momento, como presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, criticá-lo por isso era opor-lhe Carlos Monteiro, o seu antecessor,  como antonímia.
Isso seria um disparate de todo o tamanho: nesta matéria, Santana Lopes sempre foi mestre. 
Nas últimas autárquicas, a campanha eleitoral de Carlos Monteiro tentou seguir a base da campanha eleitoral de Santana. Os dois apelaram à emoção e não à razão.
Mas houve uma diferença: o eleitorado que elegeu Santana votou nele porque Santana sempre assumiu isto. Nele é natural.
Carlos Monteiro, também aí, tem muito a aprender com Santana: não pode, como o fez, apelar à emoção travestido de razão. O seu público alvo, como se comprovou pelos resultados eleitorais, era outro...
A reunião camarária desta manhã, para aprovação do orçamento municipal para 2022, está suspensa para negociações.
Mas, alguém tem dúvidas de que teremos o orçamento municipal para 2022, mais dia menos dia, aprovado?

Sem comentários: