quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Abertura do ano lectivo está à porta

Via Diário as Beiras
«O novo e atípico ano lectivo terá muitas novidades, todas elas em torno de medidas e normas que visam minimizar o risco de infestação pelo novo coronavírus. O desdobramento das turmas, que não pode afectar os conteúdos programáticos nem as actividades extra curriculares, poderá ser uma das opções para reduzir a concentração de alunos. 
Se as escolas optarem por dois turnos, um de manhã e outro de tarde, os alunos do primeiro poderão levar as refeições escolares para casa. 
Os transportes escolares são outra das preocupações das famílias, escolas e autarquias. O concurso para aquele serviço, que inclui transportes públicos, foi lançado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. As normas de segurança sanitária a adoptar estão a ser debatidas com as transportadoras. 
Realiza-se amanhã, no Centro de Artes e Espectáculos, uma reunião que juntará representantes da autarquia, das escolas e da autoridade de saúde local, tendo na agenda medidas sanitárias para os estabelecimentos de ensino. 
Acerca do ano lectivo atípico que se avizinha, o vereador da Educação e Formação Profissional Nuno Gonçalves afirmou que o encara “como um enorme desafio, mas com uma confiança que advém da extraordinária relação entre os directores [dos estabelecimentos de ensino] e os responsáveis municipais”
Acrescentou ainda: a transferência de competências, da Administração Central para as autarquias, “permite ao município estar mais próximo da realidade e resolver assuntos de forma mais célere”

Sem comentários: