segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Câmara da Figueira: mais um "imbroglio"?..

Via José Augusto Marques
«Praia de Quiaios no final dos anos setenta.
As tendas que estão em primeiro plano situavam-se onde está agora o N2.
O antigo posto da Guarda Fiscal, que se vê, era uma das quatro construções em alvenaria que então existiam.»
Segundo o que OUTRA MARGEM apurou, "em meados da década de 80 a Junta de Freguesia de Quiaios e a Guarda Fiscal chegaram a acordo para a mudança de local do posto da Guarda Fiscal. O antigo posto, edifício de 4 águas com uma muro de cerca de 80 cm à volta, situava-se precisamente no local do prédio que fica à frente do balneário publico, fazendo frente para o mar, onde ainda não havia qualquer estrada, e também, pelo lado sul, para a estrada (empedrado com saibro) que dava acesso à praia, conhecida então por rua da Praia. O objectivo foi valorizar o lote onde o posto se encontrava, porventura com uma das melhores localizações da Praia, de acordo com o entendimento de então. Nesta altura havia apenas quatro casas construidas em alvenaria na Praia: o posto, a casa da "companha" da arte, que ainda lá está perdida no meio das novas, no quarteirão entre a entrada principal da Praia e o antigo restaurante Sereia, e mais duas pequenas casa de particulares estilo algarvio, com terraço, portanto.
A Junta de Freguesia, em troca do espaço onde estava o posto, mandou construir um novo posto à firma Pinheiro e Filhos e entregou-o à GF. O espaço e respectivo edifício foram registados nas finanças e conservatória em nome da Junta para depois ser entregue à GF. Porém, ou a GF nunca(?) registou o novo posto em seu nome e manteve o registo anterior ou o registo não foi bem feito."
Resumindo na opinião da nossa fonte: "através dos registos que são conhecidos o imóvel é da junta de freguesia. Moralmente, pelas actas da junta e pela memória que existe da situação, o imóvel é da GF. Estamos apenas perante diferentes localizações de registo. O actual posto, que está em leilão, situado na av. Manuel Bento e o anterior ainda registado na rua da Praia.
O presidente de câmara, ao que parece, não fez o trabalho de casa: anunciou aos sete ventos a concessão dos dois imóveis e nem sequer convidou a presidente da junta de Quiaios.
A senhora presidente, perante isto, questionou a câmara"...
Na edição de hoje do Diário as Beiras veio a seguinte notícia. A presidente da Junta de Quiaios, Fernanda Lorigo, contactada pelo jornal, adiantou que só prestará declarações sobre o assunto depois de ver a situação esclarecida.

Sem comentários: