sexta-feira, 25 de agosto de 2017

"Rincharia paroquial": ainda há debates a sério no facebook!..

A ANC-CARALHETE NEWS estudou, e continua a estudar, este interessante tema, e até  encontrou a "rincharia paroquial" do Fernando Pessoa...
«A Maçonaria vista por Fernando Pessoa» 
«Não há dúvida que a decadência corrói o corpo da grande instituição, que nem sequer a pseudoperseguição oficial logrou galvanizar. O tempo gastou-a. A par do tempo, as gerações que caminham na vida fixaram seus ideais em objectivos mui diversos daqueles que mais queridos foram à Maçonaria. Faltou-lhe até o concurso da inteligência, que com o seu brilho e a sua fecundidade até às instituições caducas redoura de reflexos luminosos. A vida de intriga e de utilitários interesses em que nas últimas décadas se empenharam os apaniguados teve como desiderato ou desiludir, ou afastar, ou desinteressar dos seus fins, quantos, entre os novos, lhe podiam dar uma alma incandescente e criadora. O seu trágico destino é a obscuridade. Aqui ou ali ainda se sente o seu comando. Mas de quem parte? Da mediocridade impotente. E quem o transmite? Essa mesma mediocridade. Temos, portanto, que em Portugal a Maçonaria vive enquanto viverem uns sujeitos que a trazem no papo. E depois? Depois, nada muda… Passou à história…»

Nota de rodapé.
Este Artur Martins é mesmo um gajo do avental lixado com a ANC-CARALHETE NEWS
Contudo, registe-se, é esforçado e dotado de espírito de sacrifício... Só assim se compreende ter puxado o cavalo para o tema em causa.
Eu, jamais, faria tal coisa.
Rejeitaria, liminarmente, a hipótese do cavalo porque é domável e faz tudo o que lhe mandam.
Já o burro, porque é burro, só faz o que lhe apetece...
E continua inteligentemente a ser burro!

Sem comentários: