segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Uma grande parte do que vemos é realidade... Mas, ainda resta uma zona importante que não passa de cenário...

Finalmente, algo escrito a merecer atenção na política figueirense...
É sempre de registar quando nos informam quais são as nossas metas.
É fundamental  que nos conheçamos, que tenhamos interiorizado aquilo que é verdadeiramente importante para nós. 
E o importante, todos os políticos neste momento na disputa eleitoral o sabem, nunca será a meritocracia, a competitividade balofa, o exibicionismo fútil. 
Tudo isso é supérfluo. 
O único objectivo que interessa é roçarmos a felicidade... 
Sim, eu digo roçar... 
Já tenho idade suficiente para saber que atingi-la será mesmo muito difícil!

- NOTA DE IMPRENSA –
SIM AO TURISMO E INDUSTRIA NUMA SOLUÇÃO INTEGRADA
Carlos Tenreiro, candidato à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz nas próximas eleições autárquicas, vem dizer SIM à Praia, SIM ao Porto, e SIM a uma cidade e concelho em desenvolvimento. 
1) O velho dilema colocado em 1962, “Ou praia ou o Porto” é hoje um anacronismo e um absurdo. A solução técnica para encurtar a praia e devolver a mais bonita marginal atlântica portuguesa à cidade existe. 
2) Existe a solução para salvar este deserto horrível, salvar as praias a sul sem areia e, simultaneamente, lançar o Porto da Figueira para uma dimensão nunca antes vista. Tudo passa pela remoção das areias da Praia da Figueira a norte do molhe, com o seu encurtamento e o desassoreamento do Porto, permitindo o aumento do calado e a maior capacidade de recepção de todo o tipo de navios de carga e cruzeiro e a não menos importante segurança da entrada da barra nos navios de menor porte, nomeadamente a frota pesqueira figueirense, os seus pescadores e o turismo de recreio.
3) Cientistas e especialistas indicaram a solução técnica assente na dragagem fixa. Tem faltado a vontade política para o fazer, assim como, a coragem de dizer SIM ao futuro do concelho.
4) A solução integrada do problema com a remoção das areias a norte e a respectiva monitorização e alimentação das areias da deriva e das praias do sul, junto com as obras do aumento da profundidade das águas da entrada da barra, possibilitarão a concretização de outros tantos projectos, até hoje, sonhos adiados: a competitividade do Porto comercial e a entrada de
mercadorias e passageiros numa volumetria nunca antes possível servindo o vasto hinterland económico da zona centro/norte do país e o centro de Espanha. 
5) Os custos financeiros da solução técnica existente e já comprovada em muitos lugares do mundo são incomparavelmente menor da do preço da dragagem que hoje se faz e o de um porto subaproveitado e perigoso e que se vem traduzindo num preço demasiado alto em custos financeiros e com perdas em vidas humanas.
6) É hora de mudar! É hora de vencer interesses estabelecidos e avançar com um novo e competitivo modelo de desenvolvimento socioeconómico para todo o concelho!
É possível voltarmos a ser a mais bonita praia de Portugal, numa cidade e num concelho que merecem muito mais, onde é possível ficar e viver.
Figueira da Foz, 20 de Agosto de 2017
Carlos Tenreiro - Mudar Já

Sem comentários: