sábado, 25 de junho de 2016

As marchas de S. João na Figueira...

Para ver melhor as fotos, basta clicar na imagem
 "O meu conhecimento sobre MARCHAS POPULARES, é tão rudimentar que roça de perto a total ignorância. 
Assim agradeço a quem me consiga explicar, como se eu fosse ainda mais burro, como é que uma marcha que:
- NÃO TEM a melhor COREOGRAFIA
- NÃO TEM os melhores TRAJES
- NÃO TEM os melhores ARCOS e, 
- NÃO TEM nem o melhor "CAVALINHO"
como é possível ganharem o prémio de MELHOR Marcha de S. João 2016
Tenho algumas perguntas que, devidamente respondidas, poderão ajudar-me a entender. 
1 - Que raio de merda beberam os jurados ao jantar? 
2 - Qual "o apito que tocam" os jurados, na sociedade figueirense?
3 - Quem escolheu os elementos do júri e baseado em que critérios. 
4 - Será coincidência, que a foto que serviu ONTEM, para ilustrar a notícia sobre o S. João da Figueira da Foz, e a marcha ENTREVISTADA ONTEM, durante uma reportagem da SIC, seja a mesma marcha que venceu hoje? 
5 - Quais os CRITÉRIOS usados para justificar a decisão final que tem tudo para ser uma enorme injustiça?


Espero sinceramente que alguém BEM INFORMADO e "com eles no sítio" tenha a elegância de me esclarecer, para eu DEIXAR de ACHAR, que tudo isto não passou de uma ENORME SACANICE
Orlando Oliveira 
Vila Verde — a sentir-se chateado ..."

Nota de rodapé...
As Marchas Populares contam, todos os anos, com o esforço, dedicação e a participação de centenas de figueirenses na elaboração e concretização dos desfiles, proporcionando espectáculos de música, colorido e alegria aos milhares que habitualmente assistem às coreografias, na noite de S. João, na avenida e, depois, no Coliseu.
Por conseguinte, o mínimo que será sempre exigível é haver sempre VERDADE/TRANSPARÊNCIA/IGUALDADE E IMPARCIALIDADE na classificação que determina o vencedor anual.
Porém, ano após ano, quem é marchante, organizador, staff entre outros envolvidos e que dão o seu contributo em prol da organização, no final ficam com a sensação que  o seu trabalho não é dignificado pela entidade organizadora.
Porque será?
Será porque o actual modelo de classificação tem que ser revisto pois apresenta falta de transparência quanto aos critérios de avaliação?
Será porque, ano após ano, existe a suspeita de que existe atribuição de classificações "viciadas"?

Seja pelo que for, isso tem levado à desistência de muitos marchantes que davam corpo a marchas que poderiam continuar a participar e já não participam.
Por outras palavras: aos poucos foi-se "matando" uma das tradições do S. João da Figueira. 
Para mim, que ainda percebo menos sobre este assunto que o Orlando Oliveira, não há nada mais para reflectir nem a dizer: tal como está, está mais do que provado que este modelo de animação da noite de S. João, na Figueira, faliu há muitos anos.

3 comentários:

A Arte de Furtar disse...

Recupero o post “Algumas Aldeias são tão pequenas, que tem de ser o boss a fazer a publicidade...” de quinta-feira, 23 de junho de 2016.

João Ataide, na sua página pessoal no facebook.
"Convido todos a desfrutar e a viver connosco o S. João da Figueira.(…)
Hoje temos o tradicional desfile das Marchas de S. João, ao qual se seguirá um momento piro musical (…)”.

Ora PIRO MUSICAL deve ser o que as imagens ilustram!

E cito: “Para mim, que ainda percebo menos sobre este assunto que o Orlando Oliveira, não há nada mais para reflectir nem a dizer: tal como está, está mais do que provado que este modelo de animação da noite de S. João, na Figueira, faliu há muitos anos.”
Na verdade, quem tem sentido de humor e de oportunidade no assunto é o Sr Agostinho.

E o povo pá?
E o povo, pá?
E o povo pá?
Dá-lhes Falâncio!

PS ainda bem que a Malta do Viso “fugiu” com as sardinhas do Coliseu!
Safa! Só confusão!

Anónimo disse...

Sr Orlando, o senhor diz que não percebe porque é que a marcha vencedora que não tendo ganho uma série de categorias é considerada a marcha vencedora; ou seja, sente se chateado e provavelmente "injustiçado". É por essas mesmas razões que deixei de participar nas marchas, porque há relativamente poucos anos aconteceu o mesmo, o Grupo Instrução e Recreio Quiaense, foi vencedor da maioria das categorias, incluindo melhor coreografia, melhor traje, melhor letra, etc e a melhor marcha ou seja a marcha vencedora foi aquela que só tinha ganho duas categorias. Sabe qual foi essa marcha? Eu digo lhe, a marcha de Vila Verde !!!!

Anónimo disse...

Para quem nao sabe.. ou finge que nao sabe..

Cada marcha anualmente escolhe um representante para o Juri, juri esse que em conjunto com o representante das restantes marchas, fazem a votação das marchas vencedoras.
O que aconteceu este ano, ja aconteceu em outros, com as marchas ditas "grandes" a preocuparem-se em dar notas baixas ha outra, beneficiando a marcha teoricamente mais fraca, com as maiores pontuações. Pois é meus amigos, depois quando vao por ela... ja a marcha mais fraca ganhou, porque os "tubarões" preocuparam-se em dar notas baixas entre si.. dando notas mais altas a quem julgavam nao ter hipotese..
A matemática é tramada...