quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Joaquim Namorado

"Joaquim Namorado, de que em 2014 passa o centenário de nascimento, foi uma personalidade singular e cuja influência a vários níveis ultrapassou muito o que resulta da sua obra como escritor. No próximo sábado, 13, inaugura-se uma exposição que assinala a efeméride do autor de Incomodidade.  Que bem merece, por vários motivos ser recordado.

O seu estilo muito próprio, amiúde "provocador", por vezes (para alguns) insuportável, escondia um homem não só muito inteligente, como muito humano e sensível. E a sua gritada ortodoxia, que as mais das vezes era outra forma de provocação (numa entrevista ao Expresso, após o 25 de Abril, até se declarou "estalinista"...), não tinha correspondência com a realidade: era desalinhado e incómodo, tanto ou por vezes tão surpreendentemente que talvez por isso não tenha, que eu saiba, desempenhado ou sequer sido convidado para qualquer relevante cargo público ou partidário." 

Extractos do Editorial do JORNAL DE LETRAS ARTES E IDEIAS desta semana, assinado pelo Director José Carlos de Vasconcelos

Sem comentários: