quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Estávamos a 8 de janeio de 2014, já lá vão cerca de oito meses... Alguém sabe o que se passa?..

foto Pedro Agostinho Cruz
O ministro do Ambiente, Moreira da Silva, disse na altura à agência LUSA, que a recuperação de 1.300 metros de cordão dunar, a sul da Figueira da Foz, iria avançar nas semanas seguintes, num investimento de 3,7 milhões de euros.
A obra, que tinha um prazo de execução de oito meses, incide sobre as dunas da Cova-Gala, Costa de Lavos e Leirosa, a sul do Mondego, que voltaram a ser fustigadas pela agitação marítima dos últimos dias.
"O concurso está feito, o investimento cabimentado, é uma questão de passar à acção. O que aconteceu este fim de semana, com o recuo de 10 a 15 metros da duna, prova que é absolutamente essencial lançar esta intervenção nas próximas semanas", afirmou Moreira da Silva aos jornalistas, durante uma visita à praia da Leirosa.
O titular da pasta do Ambiente frisou que o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, "colocou algumas dúvidas" quanto à tipologia de intervenção prevista - que contempla o reenchimento da duna com areia - mas avisou que as intervenções que já estavam programadas "têm de ser executadas". "A população não pode esperar mais tempo", sustentou.
Em março passado uma portaria governamental  publicada em Diário da República (DR) autorizava a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a gastar cerca de 2,4 milhões de euros para proteger praias a sul da Figueira da Foz.
Há quem considere, no entanto, que “são cerca de 2,6 milhões de euros para manter o statusquo: ou seja, vai ficar tudo na mesma, as empresas de construção civil agradecem e os contribuintes pagam a factura do mau planeamento e de decisões erradas.”
Entretanto, nada aconteceu e o inverno aproxima-se. 
Alguém sabe o que se passa?..

Sem comentários: