sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Figueira, mais uma vez, está desenrascada… A Figueira, é assim – sempre, uma caixinha de surpresas!..

foto Pedro Agostinho da Cruz
Com «a frota de traineiras mais moderna e competitiva do país», em 2011, as 35 embarcações figueirenses (das quais 13 cercadoras), que integram a organização de produtores Centro Litoral, capturaram 13.294 toneladas de peixe (quase 70% de sardinha), o que equivaleu a um volume de negócios de 12 milhões de euros, mais quase 3,5 milhões de euros que no ano anterior.
Estes dados foram apresentados ontem pelo presidente da Centro Litoral, António Miguel Lé, que falava para alunos da Universidade Sénior sobre “A actividade piscatória na Figueira da Foz”.
Depois de ter lido esta notícia, respirei de alívio.
Desta vez, estava a ver  a coisa mesmo “negra”… Cheguei a acreditar que, tal como os outros portugueses, estávamos verdadeiramente encalacrados com a crise….
Mas, o figueirense tem esta coisa única: “A sardinha, o petróleo das águas portuguesas”!...
E pronto… A Figueira, mais uma vez, está desenrascada!.. A Figueira é assim - sempre, uma caixinha de surpresas!..
Ao que julgo saber, o próprio Passos Coelho, que como a foto documenta, é conhecedor das potencialidades figueirenses,  no que à sardinha diz respeito, está a pensar contactar o presidente da câmara,  para o sondar acerca do número de  portugueses que a Figueira pode acolher,  interessados em fugir à crise que grassa em todo o resto do País...

Sem comentários: