terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Afinal o que vai decidir Rio sobre "a meia dúzia de votos"?...

"Ir às Legislativas de janeiro coligado já é um desejo antigo do presidente do PSD, ainda antes das diretas do partido. A novidade agora é que Rui Rio já só quer uma coligação pré-eleitoral se puder contar com o PPM, e não apenas com o CDS-PP, recriando a famosa Aliança Democrática, do tempo de Francisco Sá Carneiro."
Rui Rio, presidente do PSD, e Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, já anunciaram publicamente a sua vontade de criar uma coligação pré-eleitoral

Segundo li nos jornais, a coligação com CDS está nas mãos de Rio.
A CPN e o CN, apesar de divididos quanto ao assunto, deverão seguir as convicções do líder.
Portanto, neste momento, a coligação com CDS e listas ainda não é um assunto consensual no PSD de Rui Rio...
O PSD parte para o Conselho Nacional de hoje com uma Direcção ainda dividida quanto a uma coligação pré-eleitoral com o CDS-PP e com crispação em torno da preparação das listas de candidatos às legislativas, sobretudo no Porto e em Lisboa.
O próprio Rio tem admitido que não é consensual uma coligação com o CDS-PP. E mantém-se assim até à Comissão Política de hoje, onde serão acertadas as propostas da Direcção para acordos pré-eleitorais e para as listas de candidatos, que serão votadas, à noite, em Conselho Nacional. 
Em causa, a situação interna dos centristas, que muitos dirigentes sociais-democratas temem que penalize o PSD. Do outro lado da balança, a necessidade de se garantir que o CDS-PP não tenha um desaire eleitoral, que leve a uma redução no número de deputados, essencial no caso de uma vitória nas legislativas sem maioria absoluta. 
No fim de semana passado, Rui Rio admitiu que CDS-PP e IL valem “meia dúzia de votos”
Afinal o que vai decidir Rui Rio?
Aliança com a Iniciativa Liberal?
Parece que não. Será porque estes são meia dúzia de votos?
Aliança com CDS e PPM?
Talvez... Será por estes valerem milhares de votos?

Sem comentários: