quinta-feira, 5 de agosto de 2021

CIM-RC lança ciclovia para ligar Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, por sete milhões com ponte incluída

Via Diário as Beiras
«A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) assinou, ontem, o auto de consignação da empreitada do troço da via ciclável europeia Eurovelo 1 que atravessará os concelhos de Cantanhede, Mira e Figueira da Foz, junto ao Atlântico, com 84 quilómetros de extensão, que ligará os distritos de Coimbra e Leiria. 
A obra custa 2,3 milhões de euros (com IVA incluído) e tem um prazo de execução de 18 meses. Este valor não inclui os 4,5 milhões de euros que custará a ponte entre Vila Verde e Alqueidão. A ligação entre Vila Verde e Alqueidão, freguesias da Figueira da Foz – ponte mista (bicicletas e viaturas) sobre o Mondego – não deverá ficar concluída ao mesmo tempo da via ciclável Eurovelo 1.
O concurso será lançado este mês, tendo um prazo de execução de 18 meses, enquanto a construção da ciclovia arranca brevemente. Esta obra é da responsabilidade da autarquia figueirense, mas sem a qual a Eurovelo 1 não avançará para a margem sul do concelho, até à Marinha das Ondas, onde ligará, no concelho de Pombal, à ciclovia do Atlântico. 
A Câmara Municipal da Figueira da Foz candidatou os 4,5 milhões que a obra custa a fundos europeus e ao Turismo de Portugal.
Entretanto, a concelhia do PSD e a candidatura de Pedro Machado, cabeça de lista do partido à Câmara da Figueira da Foz, consideram, através de nota de imprensa, que o auto de consignação da via ciclável Eurovelo 1  foi uma cerimónia de “Carnaval político ilegal e pura campanha eleitoral”Os social-democratas destacaram, ainda, a participação de um membro do Governo.
Carlos Monteiro, em declarações aos jornalistas, feitas à margem da referida cerimónia, lamentou “esse tipo de linguagem para desvalorizar um evento que é da maior importância para a região e para o concelho em particular”
Por outro lado, frisou que, no dia anterior, “realizou-se em Coimbra uma cerimónia semelhante e nenhuma força política se manifestou contra”
O Município de Cantanhede (PSD) não participou na cerimónia realizada ontem. O de Mira, no entanto, liderado pelo mesmo partido, fez-se representar pelo presidente, Raul Almeida. Segundo Carlos Monteiro, Cantanhede, “provavelmente, tomou a decisão de não ter estas cerimónia neste período [pré-eleitoral]”

Sem comentários: