terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Na Figueira, o Carnaval já foi outra coisa...


Na Figueira, o Carnaval já foi outra coisa. Já foi Entrudo!..
Na foto ao lado, sacada daqui,
"eis o ENTRUDO em toda a sua pujança e alegria popular e no seu melhor. As expressões genuínas e portuguesas, a verdadeira sátira a uma vida curta e efémera. O resto são carnavais e para os carnavais já demos!.."
Nesse tempo, não existiam, melhor, não vinham dançar o samba para a Avenida, como neste momento está a acontecer, ao frio e à chuva, apenas protegidas - e ao abrigo - de minúsculos biquinis!..
Um horror, não as moçoilas, claro, mas o frio, o desconchavo meteorológico e a total desadequação climática para a festa carnavalesca importada dos trópicos…

Depois, temos o desfile… Carros alegóricos montados em cima de tractores. Fatos de qualidade duvidosa e brilho barato, cintilantes, é certo, mas, repito, de qualidade duvidosa e brilho barato, por vezes, escarlates.
Contudo, o pior, mas o pior mesmo, é o frio de Fevereiro, os chuviscos, a angústia de se saber se São Pedro tem um pingo de misericórdia para proteger o corso…
Enfim, um suplício, este desconchavo climatérico.

Ao vivo, só assisti uma vez ao desfile, já lá vão uns anos, e fiquei vacinado: as moçoilas, enregeladas, dançavam mal o samba da música imaginada, pois a pouca música que animava o desfile não era audível por grande parte dos “sambistas”, mas sorriam, sorriam sempre, protegidas e abrigadas pelos tais biquinis, que mostravam uns corpos, tal qual o meu, a precisarem de dieta....
Enfim, um suplício. Para as moçoilas, claro!..
Depois, as figuras dos carros alegóricos, caricaturas de políticos, mal pintadas, legendas de gosto duvidoso, também não me cativaram…
Contudo, o pior, mas o pior mesmo, é este frio de Fevereiro. Que horror, que suplício!...

Entretanto, a crise apertou, já não estamos em tempo de actrizes de telenovela brasileira, que vinham, diziam umas bacoradas, sorriam muito, recebiam o cheque, para levantar os braços no desfile, enfim, exerciam a função, e zarpavam!..
Contudo, o pior, mas o pior mesmo, foi sempre o frio de Fevereiro. Que horror, que suplício!.. Não sei se continua muita gente a pensar, cá pela Figueira, que este Carnaval e este desperdício de dinheiro, é para continuar.
Não sei. Não sei mesmo…

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente o carnaval já foi outra coisa, e também não sei dizer se melhor se pior, era o que era e agora é o que é, mas, terminar? por causa do dinheiro da Câmara? uma coisa que se paga a ela própria? agora, se gerem mal o dinheiro isso é outra história que ultrapassa qualquer um que goste de carnaval, os comerciantes e restaurantes devem ter a mesma opinião que eu, ontem até o homem dos chapéu de chuva fez negocio, e a farmácia? há há

Martinha Lacerda disse...

O què, ja tão feitas as contas do carnaval de 2010?---
Ainda bem que se pagou a ele próprio?..
O mena crida, como é que a menina sabe tanto?.. E tão rápido?