segunda-feira, 9 de julho de 2007

Um "Velho Lobo do Mar" foi hoje a enterrar

Foto: Cova Gala e sua gente

Na pesca do bacalhau, tudo era duplamente complicado.
Maus tratos, má comida, má dormida...Trabalhava-se vinte horas, com quatro horas de descanso e isto, durante seis meses. A fragilidade das embarcações ameaçava a vida dos tripulantes.
Quando chegava à Terra Nova ou Groenlândia, o navio ancorava e largava os botes. Os pescadores saíam do navio às quatro da manhã e só regressavam à mesma hora do dia seguinte.


Torga afirmou, num dos volumes, que o «litoral português devia formar uma província à parte, esguia, fresca e alegre, só de areia e espuma».

3 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o título e muito bem "Um velho lobo do mar". Este Homem era o símbolo vivo e representante do sofrimento e da dureza da pesca do bacalhau. Estás aqui a prestar-lhe uma homenagem à qual me associo. A nossa freguesia acaba de perder um dos seus Homens. Sentidos pêsames à família enlutada.

João Pita disse...

Eu quero amar o mar
Eu quero andar no mar.
O meu destino é dele
É dele a minha sorte.

Iço as velas ao vento
E o leme agarro firme
Navego à luz, ao vento
À noite e ao relento.

Cruzei os oceanos
Leste a oeste norte a sul.
Fui a ilhas no Pacifico
E a Continentes mais a sul.

E no Atlântico naufraguei
No Atlântico naufraguei….


Eu quero andar no mar
Enquanto brilhar luz em mim
Cor, em meus olhos, do poente.
Enquanto por cá andar
Eu quero andar no mar.
E, quando já não puder
Descobrir seus segredos,
Vou contar-lhe os meus medos.


No rosto sinto a aragem
A surriada e a maresia.
O sal que me corre nas veias
Deu-mo o mar quando nascia.
Guio às estrelas o sextante
E nas ondas sulco o rumo
Ao horizonte do sonho
E saudade de amor distante.

Eu quero amar o mar
Eu quero andar no mar
O meu destino é dele
É dele a minha morte.

E no Atlântico naufraguei
No Atlântico naufraguei….



Em homenagem ao Ti António Paxita e a todos os nossos velhos lobos do mar, que foram ou são os percursores da nossa identidade.

Anónimo disse...

Depois de, aos 92 anos de idade,ter passado pelo grande desgosto de perder um neto!
também concordo com o Torga...
Beijito e uma coroa de rosas brancas pra quem partiu...
pra vcs:
Aquele abraço