quarta-feira, 15 de abril de 2020

Comportamento dos figueirenses... (3)

"Este é um espaço livre de opinião e não a busca de uma “bíblia” de procedimentos, acerca de realidades do concelho. Só que, desta vez, eu tenho dificuldade em opinar, em boa verdade, por falta de conhecimento que repute como credível. Perguntam “As Beiras” se consideramos estarem os figueirenses a agir de acordo com as actuais circunstâncias. Difícil!
Estou em confinamento há uma série de dias e hoje, véspera de Páscoa, fui até sítios remotos da Serra da Boa Viagem, condoída com a situação do meu cachorro, também ele sem ir à rua, apesar do que tem vindo a ser dito sobre os animais de companhia.
Certo que tenho uma garagem ampla onde ele se “passeia” à vontade, quando as portas para o jardinzinhoda frente ou para o quintal da parte traseira estão fechadas, por força do passeio dos gatos. Lavar patas desta bicharada toda é uma trabalhadeira!
Confio nas palavras do sr. Presidente da Câmara ao afirmar que o concelho se tem portado à altura da gravidade da situação pandémica. E o facto do baixo número de infectados na nossa zona, parece apontar para uma boa compreensão por parte da população. Receio que os últimos dias, com as compras de Páscoa, possam de algum modo comprometer os resultados até aqui obtidos.
Soube do cidadão que foi interceptado pela PSP, após ter violado o confinamento mandatório, já que havia testado positivo. Interrogo-me por que acontecem estes casos, isolado julgo, mas fico pensando se não teria havido uma razão de fundo: isolamento, necessidade absoluta, sei lá! Mas é sempre possível contactar telefonicamente entidade - câmara municipal, Junta de Freguesia, Cruz Vermelha, Bombeiros…
De algum lado haveria de ter surgido uma mãozinha de ajuda mas quem sou eu para julgar? Mais cedo do que tarde, todos acabamos por cometer erros e alguns de palmatória, a “menina dos sete olhos” de que falavam os nossos avós. Havia uma pendurada na despensa da minha casa de criança, impondo respeito – eu tinha!
Mas nunca saiu de lá."

Sem comentários: