sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Foi só chover um pouco e...

Via AS BEIRAS

Nota de rodapé.
Tínhamos alertado em 16 de maio de 2017, antes da aprovação do PDM.
Os dois últimos anos foram fracos em precipitação...
A inteligência do séc. XXI resolveu tapar a vala de Buarcos, criando galerias com drenagem, que têm a  função de permitir que a água se infiltre na areia....
Com elevada precipitação,  a tubagem fica saturada...
Num próximo ano, com precipitação, vamos recordar o fevereiro de 1978... 
Poderemos ver inundações no Centro de Saúde de Buarcos, no Mercado e  Rua dos Pescadores...
Bastará que a água que deveria ser escoada pela Vala de Buarcos, não consiga chegar ao mar...
Aquela Vala de Buarcos tem um historial que deveria ser tomado em atenção por quem vai ser responsável pela aprovação do PDM/2017... 

6 comentários:

Anónimo disse...

Esta técnica de emanilhamento das valas está errada e, no futuro, não será nada "normal"...

Vamos assistir a danos com as cheias que mais cedo ou mais tarde...se irão registar.


Anónimo disse...

Mas isto não foi na vala de Buarcos. Ou Foi?

Anónimo disse...

Basta ver a causa da última enchente na cidade de Pombal uma dúzia de anos atrás. Foi oemanilhamento da vala "real" para alargamento da rua, teve o incêndio, como de costume não teve limpeza, a chuva arrastou cinzas e galhos que entupiram a boca da galeria e a água transbordou.

Anónimo disse...

Qual é o problema em deixar as linhas de água com vida onde os ecossistemas podem existir e haja uma zona de segurança para além das margens sem betão para em caso de cheia possa acomodar a água em excesso devido à chuvas??? Qual o problema em ser realizadas limpezas regulares tendo em conta a existência da fauna e flora que coabitam nas linhas de água??? Qual o problema de ser realizada manualmente ao invés do uso de maquinaria pesada que destroem os ecossistemas existentes nas linhas de água e as suas margens??? Nas linhas de água cuja a "limpeza" é realizada por retroescavadoras as espécies infestantes reflorescem em triplo como é o caso de canavial ou silvado. Tão óbvio, mas no entanto na nossa Figueira da Foz continua-se a betonizar e emanilhar as linhas de água e construir em cima... Tanto tempo desperdiçado em reuniões, patuscadas e negociatas quando poderiam ser úteis à comunidade agarrando numas foices/catanas e manter as linhas de água limpas e com os seus ecossistemas naturais preservados. Mas tal atitude dá Trabalho, calos nas Mãos e nada Comissões na algibeira... é realmente uma enorme chatice.

Anónimo disse...

A culpa é da maré? Ó doutor faça café e deite-se que já é tarde.

Anónimo disse...

A culpa é do deserto da praia , deixou de drenar tanta cáca e entupiu , agora são precisos 30 engenheiros para a limpar à mão .