quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

"Em fevereiro, deverá realizar- -se uma cerimónia pública promovida pela autarquia e por investidores privados do setor das energias renováveis"

Via Diário as Beiras
«A Figueira da Foz integra a consulta pública lançada pelo Governo para a exploração de cinco áreas para produção de eletricidade ao largo da costa portuguesa através da instalação de parques eólicos em alto-mar, como o DIÁRIO AS BEIRAS avançou ontem
Viana do Castelo, Leixões, Ericeira e Sintra - Cascais e Sines completam a lista. Porém, é a Figueira da Foz que está contemplada com a maior área de instalação de parques eólicos, com 1.237 quilómetros quadrados e capacidade para atingir uma produção até quatro gigawatts. 
As plataformas de produção de eletricidade em “offshore” deverão ser instaladas nas zonas Norte e Sul da costa. “Esta é uma notícia de enorme significado para o presente e para o futuro da Figueira da Foz e desta região, graças, principalmente, à natureza, mas também ao trabalho de privados, que nós temos acompanhado e procurado responder”, reagiu o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS. “Isto vai permitir investimentos que chegam aos milhares de milhões de euros”, acrescentou. 

Investimentos de dois mil milhões de euros 

Os investimentos previstos para a Figueira da Foz em energias renováveis – com a instalação de parques eólicos em alto-mar, produção de eletricidade através da energia das ondas, hidrogénio verde e combustível para aviões (o último através de um consórcio internacional liderado pela The Navigator Company) – estima-se que poderão atingir os dois mil milhões de euros. 
Por outro lado, a Figueira da Foz assume relevância no gasoduto ibérico (para transporte de hidrogénio) que ligará a França e outros países da Europa a partir de Espanha, através da ligação a Celorico da Beira. “Tudo o que se está a passar colocará a Figueira da Foz e esta região no centro da transição energética em Portugal”, sustentou Santana Lopes. Por isso, advogou, “torna-se cada vez mais premente a solução, em definitivo, das limitações do Porto da Figueira da Foz, sendo necessário um trabalho com toda a comunidade [portuária], nomeadamente a piscatória, por parte da Administração Central e de investidores”

Sem comentários: