quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Obras nas instalações da PSP... Será desta?

Imagens via Diário as Beiras


Há muitos anos que as instalações da PSP na Figueira da Foz estão a necessitar de obras: em Agosto de 2013, por exemplo, numa visita enquadrada nu­ma «actividade rotineira», o então director nacional da PSO, Paulo Valente Gomes, que já havia estado no edifício depois da intempérie de Janeiro desse ano, era da opinião que o imóvel «precisa de uma intervenção mais estrutural». «Quer no exterior, quer no interior do edifício, há áreas a carecer de uma intervenção de fundo», estando a estudar «a melhor modalidade de financiamento»O então director nacional da PSP, Paulo Valente Gomes, deslocou-se à Divisão Policial da Figueira da Foz, para uma reunião com o presidente da Câmara da Figueira da Foz na altura, João Ataíde. Em declarações aos jornalistas, Paulo Valente Gomes manifestou interesse em que seja realizada uma intervenção profunda na esquadra local. “Estamos a estudar qual será a melhor modalidade em termos de financiamento. Sabemos que é uma intervenção que maioritariamente compete à Administração Central, mas analisaremos a modalidade mais adequada para financiar a obra”, explicou o director nacional.


Meses depois, em Maio de 2014,  Paulo Rodrigues presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) visitou a Divisão da Figueira da Foz e ficou abismado com o que viu: instalações da PSP “envergonham a polícia e o país”.
Se um estrangeiro tiver de se deslocar ao edifício, fica com uma imagem negativa da força de segurança e de Portugal. Além da degradação das instalações, que se faz notar, por exemplo, nas casas de banho e na falta de acessibilidades para deficientes, Paulo Rodrigues denunciou a falta de material informático. O presidente da ASPP afirmou que as fotocopiadoras e as impressoras estão avariadas, o mesmo acontecendo com alguns computadores. A falta de condições de trabalho, frisou ainda, põe em causa a saúde dos polícias.
As oficinas da PSP locais têm amianto, passando a integrar a lista que o sindicato está a elaborar sobre equipamentos policiais com fibrocimento.

Entretanto, passaram 10 e as obras ainda não avançaram. Será desta?
"As condições de trabalho para os polícias continuam a degradar-se na Figueira ao ritmo do envelhecimento das instalações."

Sem comentários: