quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

A tempo...

Via Diário as Beiras

"Chegaram ontem à Figueira da Foz duas embarcações para transporte de passageiros entre as duas margens da foz do Mondego. 

Uma é elétrica, tem 37 lugares e foi construída em Barcelona, ao abrigo de um concurso público lançado pela autarquia figueirense. A outra, com motor a combustão, foi alugada em Aveiro e operará durante as obras da Ponte Edgar Cardoso, ao longo de um ano e meio. Tem capacidade para 85 lugares. 

A partir da primeira quinzena de março e até ao fim da empreitada, será proibido circular na Ponte Edgar Cardoso entre as 20H30 e as 06H30, de segunda-feira a quinta-feira. A exceção a esta regra aplica-se a viaturas de emergência. A alternativa será a A17, isenta de portagens durante aquele espaço de tempo. Os peões, os ciclistas e utilizadores de outros meios de mobilidade suave já não podem circular naquela travessia. 

Os dois meios de transporte fluvial, que entram ao serviço no início de março, chegaram, pois, a tempo de mitigar os efeitos das obras da referida ponte para a mobilidade de pessoas entre as duas margens. 

Entretanto, adiantou ontem o vereador Manuel Domingues, falando na reunião de câmara, a autarquia, em diálogo com a associação comercial e industrial local, está a trabalhar no sentido de garantir estacionamento, junto ao cais das embarcações, no lado norte da cidade, para os operários que trabalham por turnos na margem sul."

Sem comentários: