quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A MORAL É POLIÉDRICA. UMA GREVE EM CONTRAMÃO

Por CARLOS MATOS GOMES

Imagem sacada daqui

"... pensando bem, os sindicatos europeus, incluindo os portugueses, que hoje se aprontam para o combate em Lisboa, como já aconteceu noutras capitais, estão no caminho certo. Estão no caminho certo porque ao exigirem aumentos aos seus governos obrigam-nos a desviar fundos que iriam para os oligarcas ucranianos, para as empresas de armamento e para os militares e funcionários do Zelenski. Tudo o que os sindicatos europeus conseguirem sacar aos seus governos são menos Leopardos, Baterias, helicópteros, misseis, salários de ucranianos que alimentam a guerra, são menos fundos para comprar o caríssimo gás dos EUA e para o complexo militar americano. É menos dinheiro para a dona Ursula levar para Kiev! Nas primeiras eleições para a assembleia Constituinte um partido m-l, a AOC (Aliança Operário Camponesa), apresentou como argumento para lhe comprarem o voto o slogan: Um espinho cravado na garganta de Cunhal! As greves do funcionalismo europeu, e dos trabalhadores em geral bem podiam aproveitar o slogan: Espinhos na garganta do Biden, do Zelenski, da Úrsula, do Borrel!

Na comédia Lisístrata, de Aristófanes, as mulheres recusaram o sexo aos homens enquanto durasse a guerra. Os sindicatos europeus de hoje, com as suas greves, são as mulheres da antiga Atenas. Ou há dinheiro para eles, ou não há dinheiro para o Zelenski.

Parece-me um excelente programa de paz. Há muitas maneiras de matar pulgas, ou de dar a volta aos problemas. Que cada greve seja um Leopardo a menos, um sermão a menos do Zelenski, um morto a menos!"

Sem comentários: