sábado, 17 de dezembro de 2022

Câmara da Figueira, por proposta de Santana Lopes, vai homenagear José Mirão

Imagem via Diário as Beiras


No passado dia 27 de Novembro, teve lugar na Figueira da Foz, no Hotel Sweet Atlantic, o lançamento do livro de José Mirão, "As Memórias do Zézito"

A obra foi apresentada por Alfredo Pinheiro Marques, director do Centro de Estudos do Mar (CEMAR), que também assinou o prefácio.

José Mirão, "é um homem que se fez a si próprio, pelo seu próprio mérito e pelo seu próprio esforço, num percurso cheio de dificuldades".

Ontem, "o presidente da Câmara da Figueira da Foz visitou, José Mirão". Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o anfitrião mostrou-se “muito sensibilizado” com a visita de Santana Lopes. 

O autarca ofereceu-lhe uma medalha de cortesia da câmara e uma coleção de livros sobre o concelho.

Na oportunidade, Santana Lopes, que vai propor a atribuição de uma medalha de mérito àquele “cidadão exemplar”, a ser entregue no Dia do Município, disse que “os presidentes de câmara têm o dever e o gosto de prestar homenagem e assinalar o respeito que é devido a vidas de serviço à comunidade, como é o caso do senhor José Mirão”

José Mirão, que o responsável pelo OUTRA MARGEM conhece há mais de 50 anos e aproveita para felicitar, "viveu um percurso cheio de dificuldades, mas sempre de bem com a vida. Tendo começado em 1954 simplesmente como ajudante de traçador na sala do risco dos Estaleiros Navais do Mondego, no fim da sua carreira veio a ser desenhador e responsável de construção e de reparação naval em ambos os estaleiros da Figueira da Foz. No campo da defesa do Património Cultural Marítimo figueirense, foi quem em 1975 colaborou com o Prof. Arq. Octávio Lixa Filgueiras, o grande especialista da Arquitectura Naval Tradicional em Portugal, para o grande trabalho do levantamento das embarcações tradicionais antigas em madeira, o levantamento que foi feito paralelamente e em articulação com a criação do Guião Temático do Museu Municipal da Figueira da Foz, o museu que então ia ser remodelado, de acordo com esse Guião."

Sem comentários: