sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

"Tanta coisa que está mal na Figueira da Foz"

Uma carta do cidadão figueirense António João Rascão Marques, publicada na página "correio dos leitores" do Diário as Beiras - edição de 22 de Dezembro de 2022.

"Como cidadão na cidade da Figueira da Foz, venho por este meio mostrar o meu desalento, pelo que se passa na Câmara Municipal desta cidade, no que à falta de interesse vou observando na resolução dos problemas mais prementes da mesma. 
E esta minha crítica não tem a ver somente com quem a governa, mas também com os partidos da oposição que dela fazem parte, nas estruturas institucionais da referida câmara. 
O Presidente da Câmara queixa-se que não faz mais, porque não tendo a maioria, se vê coagido pela oposição constante, a propostas por ele apresentadas. 
A oposição, não apresenta muitas propostas, ou quase nenhumas, e só pede fiscalização aos dinheiros a gastar, num bota abaixo permanente, num jogo político, que já que não estou eu a governar, não te deixaremos fazer o que pretendes. 
Isto demonstra da parte de todos os nossos governantes locais, governo e oposição, uma falta de respeito por quem neles votou, que esperava da parte dessas pessoas soluções para resolver os problemas da cidade, mas o que se vê é uma luta política, sem algum interesse para os figueirenses, como que uma série de interessados a quererem marcar uma posição política a pensarem no futuro nos seus partidos, fazendo com que as promessas eleitorais não sejam mais que um chorrilho de mentiras que nos fizeram. 
Que tal se falassem mais dos problemas do estacionamento, da pavimentação das ruas, das zonas pedonais que continuam a ter carros estacionados, das esplanadas em locais onde passam e estacionam carros em frente a quem está a comer, do mau serviço e poluente dos transportes públicos que existem, da limpeza dos passeios em zonas onde existem diversos bares, das casas devolutas que ainda não foram abaixo, nem são fechadas com tapais, e que continuam a dar uma imagem negativa de uma cidade que se diz turística, da falta de policiamento das ruas e do tráfego, o que leva então nesta última referência que a cidade viva um caos e anarquia permanente. 
Meus senhores, resolvam os problemas mais prementes para os cidadãos, que são aqueles que nós convivemos e utilizamos diariamente. Deixem-se de megalomanias, invistam em situações realistas que possam ser uma mais valia para a cidade, resolvam os problemas de todos os dias, façam manutenção do que já existe, para que se não degradem mais e sentem-se e discutam, governo e oposição para resolverem os reais problemas da Figueira da Foz e cumprirem com o que prometeram, tendo em conta a capacidade financeira da câmara. 
(...)"

1 comentário:

CeterisParibus disse...

Subscrevo.
O autarca em geral, tem nojo das minudências ( o buraco no piso, o passeio degradado, o miradouro com aspecto nojento, a falta de sinalização...) e de afrontar alguns grupos ou indivíduos ( regular e fiscalizar estacionamento e circulação, entre outras questões ) que considerem influentes ou com algum poder.
As questões referidas são, para nós munícipes que estamos cá 12/12, absolutamente relevantes e potenciadoras da qualidade de vida e da imagem que projectamos a quem nos visita.
Mas sabemos que não parecem incomodar realmente muita gente ( é apenas matéria de facebook ) e por isso também não dão ou tiram votos.
Verbas ou falta delas sempre foi o alibi perfeito.