quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Perante o encerramento de três extensões de saúde no concelho, Santana Lopes questiona o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego: "não está a cumprir os seus objetivos, será que tem condições para continuar no cargo?"

Fonte: Diário as Beiras
«Santana Lopes, em declarações aos jornalistas à margem da reunião de câmara de ontem, onde este assunto foi debatido, disse que nas unidades de saúde faltam assistentes técnicos, médicos e enfermeiros O município, saliente-se, apenas pode contratar assistentes operacionais que, segundo o que a vereadora Olga Brás afirmou, não estão entre os recursos humanos em falta.
Na oportunidade, o presidente da Câmara da Figueira da Foz afirmou que vai passar a falar diretamente com o Governo e com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde para tratar de assuntos relacionados com os Cuidados de Saúde Primários. Isto porque, segundo os argumentos de Santana Lopes, as estruturas regionais não estão a ter capacidade de resposta para os problemas que se verificam no concelho. 
Esta decisão surge na sequência do encerramento temporário de três extensões de saúde (Vila Verde, São Pedro e Marinha das Ondas) por falta de pessoal. Entretanto, o executivo camarário, que não foi previamente informado, rejeita responsabilidades, uma vez que os funcionários em causa são contratados pela tutela da Saúde. “Vou passar a ter de ser mais exigente. Vou entrar noutra via, [a do] diálogo direto com o Governo e a nova unidade de gestão”, adiantou o autarca. Contudo, salvaguardou: “A nossa fragilidade é que esta é uma realidade do país quase todo”. Não obstante, deixou claro: “O que eu não aceito é este modo de proceder dos responsáveis: aviso à porta com fita adesiva… É inaceitável”.
O presidente da câmara frisou ainda que o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, o figueirense José Luís Biscaia (com quem não foi possível falar até ao fecho desta edição), “não está a cumprir os objetivos”. Assim sendo, indagou: “Se não consegue atingir os seus objetivos, será que tem condições para continuar [no cargo]?”

Sem comentários: