segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

PCP rejeita integração de hospitais de Cantanhede no Centro Hospitalar de Coimbra

Via Diário as Beiras 


"O PCP de Coimbra manifestou-se contra a integração do Hospital Arcebispo João Crisóstomo e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRRC), em Cantanhede, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi hoje divulgado.

Para a Direção da Organização Regional de Coimbra (DORC) do PCP, a anunciada integração no CHUC do Hospital de Cantanhede e do CMRRC Rovisco Pais, localizado na Tocha, no mesmo concelho, “constitui mais um grave ataque” ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“É essencial que os hospitais tenham autonomia, meios e trabalhadores para cumprir o seu importante papel de concretização do direito constitucional à saúde”, afirma a força política, em comunicado.

A estrutura comunista do distrito de Coimbra recorda que “a criação do já megalómano CHUC cedo provou que a aclamada concentração de serviços significou múltiplos encerramentos”, nos Hospitais da Universidade (HUC), como é o caso do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica, “mas principalmente no Hospital Geral dos Covões, onde a lista não para de crescer”.

Nos Covões, concelho de Coimbra, foram extintos os serviços e unidades de Hemodinâmica, Pneumologia, Cardiologia, Cuidados Intensivos e Urgência no período noturno e fim de semana, entre outros."

Sem comentários: