quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Hoje o dia vais ser complicado. Contudo, as cheias não são um problema novo. Nova, é a informação a que temos acesso sobre o tema, depois do 25 de Abril.

De norte a sul do país, a Proteção Civil registou 2777 ocorrências até às 20 horas de ontem. Campo Maior, Monforte e Vila Nova da Barquinha foram dos concelhos mais afectados. Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal foram os distritos mais afetados pelo mau tempo, na madrugada e no dia de terça-feira. 
Vivemos num País onde a regra é o desordenamento do território, a impermeabilização dos solos e a ocupação dos leitos de cheia. O apetite imobiliário acabou por ditar as suas leis de mercado. A agravar, o que era grave, temos aí as alterações climáticas. 
Contudo, as cheias não são um problema novo. Nova, é a informação a que temos acesso sobre o tema, depois do 25 de Abril. 
Hoje o dia vai ser complicado: prevê-se para Portugal continental um novo agravamento do estado do tempo entre as 09:00 e as 18:00 desta quarta-feira, em que a chuva poderá ser "persistente e pontualmente forte", alertou a Proteção Civil.

Nota de rodapé, via A TERCEIRA NOITE.

Cheias: ditadura e democracia

[fotografia não identificada]

"Quem mora na região de Lisboa está a sentir com especial gravidade, também devido à concentração populacional, os efeitos desta chuva intensa e que não para, mas grande parte do país vive idêntico problema. Após largos anos de seca, com aguaceiros intermitentes, tínhamos esquecido por cá o poder das verdadeiras tempestades. Tento recordar um temporal destes em Portugal e preciso recuar até aos anos 70, para recuperar algo assim. Os meteorologistas é que têm os dados certos, mas é esta a imagem que tenho.
Pior: lembro-me do tempo, antes do 25 de Abril, em que as populações mais pobres e que viviam em áreas menos protegidas viam com regularidade, nestas alturas, morrer pessoas e as suas condições de sobrevivência destruídas. Como aconteceu em particular nas cheias de novembro de 1967, que Salazar tentou esconder e proibiu de noticiar, e que precisou da solidariedade de estudantes universitários e outros populares, que então se dispuseram a ir para o terreno e a ajudar quem precisava dramaticamente que alguém lhe desse uma mão solidária.
Temos agora muito por fazer. Houve, sem dúvida, descuido em relação ao cuidado com estruturas não preparadas para tal volume de águas, e aconteceu também algum esquecimento de cheias passadas e dos seus efeitos. Mas é preciso distinguir uma catástrofe natural diante da qual somos informados e se tomam as providências possíveis, de uma desgraça em que grande número de cidadãos era abandonado à sua sorte. É, também aqui, a grande diferença entre democracia e ditadura."

Sem comentários: