quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

POSTOS DE SAÚDE A FECHAR

NOTA DA CDU FIGUEIRA DA FOZ DIRIGIDA AOS RESPONSÁVEIS AUTÁRQUICOS E À COMUNICAÇÃO SOCIAL, DATADA DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022

"Contrariamente ao que é afirmado, até à exaustão, pelo discurso oficial, a realidade no que se refere à prestação de cuidados de saúde primários degrada-se, dia após dia, sem que os responsáveis façam algo de significativo. A mais recente situação prende-se com o encerramento dos postos de saúde na Gala, freguesia de S. Pedro, na Marinha das Ondas e ainda o Posto Médico de Vila Verde que funciona precariamente e todos pela razão da falta de pessoal administrativo. 
Tal situação deixa completamente abandonada uma população de alguns milhares de pessoas. Na opinião da CDU, já largamente tornada pública, esta situação insere-se na estratégia de liquidação progressiva dos serviços de saúde, de forma a que, com o seu desaparecimento, o sector privado se vá comodamente instalando. 
Teme a CDU, que tal situação tenha como consequência uma maior pressão sobre o HDFF, questão tão indesejável quanto perigosa. A CDU e a Comissão Concelhia da Figueira da Foz do PCP acusam e responsabilizam os organismos regionais da Saúde, caixa de ressonância da política de destruição do SNS praticada por este governo que, de forma ostensiva nada faz para além de declarações de falsa preocupação. 
A CDU e o PCP apelam às populações agora lesadas, que se organizem e lutem, desde logo exigindo aos órgãos autárquicos eleitos que tomem as medidas necessárias para a solução do problema, que ameaça fortemente a qualidade de vida das pessoas e que, no limite, poderá atentar contra as suas vidas."

Sem comentários: