segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Extensões de Saúde de S. Pedro e Marinha das Ondas estão temporariamente encerradas

Demos a notícia ontem: As extensões de saúde de S. Pedro e da Marinha das Ondas fecham por falta de profissionaisHoje, em comunicado, o Município da Figueira da Foz confirma : «Falta de recursos humanos afetam o normal funcionamento das Unidades de Saúde de S. Pedro e de Marinha das Ondas».

Passamos a transcrever o documento na íntegra:
"O Município da Figueira da Foz tomou conhecimento do inesperado encerramento das Unidades de Saúde de S. Pedro e de Marinha das Ondas, por falta de assistentes técnicos que asseguram o atendimento e o secretariado clínico nas referidas unidades.
✅A Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) refere a insuficiente contratualização de profissionais de saúde (não só assistentes técnicos, mas também de enfermagem e pessoal médico), bem como o cansaço acumulado dos/as profissionais, sendo um problema transversal a todo o País, fruto de anos de desinvestimento no SNS.
✅Segundo a referida Coordenadora da UCSP, que integra quatro unidades de saúde (Lavos, S. Pedro, Paião e Marinha das Ondas) neste momento estão ao serviço três assistentes técnicas, não dispondo a UCSP de condições para substituir as funcionárias que se encontram ausentes por doença e por gozo de férias.

✅Compreendendo embora a enorme pressão com que os serviços de saúde se confrontam e as razões dos/as profissionais de saúde, somos, acima de tudo, solidários com as populações. Por isso, não pode o Município deixar de manifestar a sua profunda preocupação com os constrangimentos que o súbito encerramento das Unidades de Saúde de S. Pedro e de Marinha das Ondas, embora temporário, coloca às populações daquelas Freguesias, especialmente à população mais vulnerável.

✅Esperamos que, muito rapidamente, alguns destes constrangimentos estejam sanados e que regresse alguma normalidade na prestação de cuidados de saúde na zona sul do Município.

✅Por nós, fazemos a todo o momento tudo o que está ao nosso alcance junto das populações e do Poder Central. Hoje, às 8h da manhã, a Vereadora dos Assuntos Sociais, Olga Brás, estava na Unidade de Saúde de Lavos, para acompanhar toda a situação.

✅O que nos move é comum a todos – a Saúde dos/as munícipes figueirenses.

19/12/2022"

Sem comentários: