segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Câmara da Figueira da Foz reforça de forma expressiva apoio aos Bombeiros Voluntários

Via Diário as Beiras

"A Câmara da Figueira da Foz e os Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (BVFF) vão assinar um protocolo que prevê um aumento financeiro exponencial, por parte do município. O anúncio foi feito, hoje, pelo presidente da associação humanitária, Lídio Lopes, na sessão solene dos 140 anos da corporação.

“O critério é, fundamentalmente, a constatação de uma realidade”, defendeu o presidente da autarquia, Santana Lopes, na mesma cerimónia. Por sua vez, Lídio Lopes frisou que, com o aumento dos apoios financeiros, o autarca “está a realizar um brutal ato de justiça”.

Os apoios passam pela duplicação das verbas mensais atribuídas pelo município às duas Equipas de Intervenção Permanente dos BVFF, de 2500 para 5500 mil euros por mês, e mais um apoio de 25 mil euros por ano, em equipamentos e material operacional, mas também pela comparticipação financeira, de 25 por cento, para aquisição de viaturas operacionais novas.

O protocolo prevê, ainda, um talhão para os bombeiros da Figueira da Foz no cemitério da cidade e um elemento escultórico, numa rotunda, dedicado aos “soldados da paz” figueirenses. Estas obras serão realizadas durante o atual mandato autárquico.  Na Figueira da Foz, refira-se, os Bombeiros Voluntários coexistem com os Bombeiros Sapadores, os segundos sob a alçada do município.

A sessão solene do 140.º aniversário dos BVFF foi presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. O evento foi ainda marcado pela apresentação do livro “140 anos – Diário ilustrado da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira”, da autoria de Lídio Lopes. Este assunto será desenvolvido na edição em papel do DIÁRIO AS BEIRAS de terça-feira."

Sem comentários: