segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Propaganda para iniciados: até na táctica não há inovação

Quantas mais horas de propaganda governamental houver ao Orçamento do Estado para 2023, maior será o choque dos portugueses no próximo ano.

Continuamos a viver no país da elite dos privilegiados. "Os dados da Pordata para o Dia Internacional da Pobreza, assinalado esta segunda-feira, revelam que o número de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social aumentou 12,5% em 2020 comparativamente a 2019, a primeira subida desde 2014. Os mais ricos estão mais ricos e os mais pobres, mais pobres. Conclusão: recuámos. Somos o 2.º país com mais pessoas a viver em más condições materiais."

Os pensionistas e os trabalhadores por conta de outrem, já estão a perder poder de compra, mas em 2023 o impacto vai ser ainda mais brutal. O pacote tem sido bem embrulhado  pela propaganda governamental sustentada pela casta de verdadeiros parasitas que são os gestores e economistas que chamam "privilégios" ao que não passa de direitos.
Eles a falarem em "privilégios"! Eles, que depois de meia dúzia de anos numa instituição, a ganhar ordenados de craques da bola, se reformam a seguir, enquanto para nós, trabalhadores em geral, aumentaram a idade da reforma. 
E, depois, têm a lata, a desfaçatez, o arrojo e a pouca vergonha de afirmar que os pensionistas, funcionários públicos, outros trabalhadores (incluindo os precários, os mal pagos, os pouco qualificados) é que são os privilegiados.
Vivemos num País onde a classe empresarial e as elites financeiras, a prosseguir por este caminho, vão apropriar-se do que resta.
A propaganda faz milagres em defesa das teses monetaristas. 
Os pensionistas, os funcionários públicos e os trabalhadores por conta de outrem são responsabilizados pelos males do país, como os judeus o foram no regime nazi. 
A propaganda serve para isto. O Governo só se mexe para agradar ao grande capital e aos interesses dos empresários. 
Basta ver quem aplaudiu o OE para 20023: o Governo está satisfeito;  os patrões satisfeitos estão; a UGT está satisfeita; até Marcelo expressou satisfação!
Isso significa que o acordo de concertação social não serve os trabalhadores nem os pensionistas.   
PS e PSD são as duas faces da mesma moeda. Tal como no Portugal da Monarquia Constitucional na segunda metade do século XIX, em que o Partido Progressista e o Partido Regenerador dividiam entre eles o bolo nacional, os lugares e a mordomias, neste momento a Democracia fundada em 25 de Abril de 1974 está esgotada, à mercê de uma elite política e financeira sem ideologia, rendida aos interesses imediatistas e à ditadura financeira de Bruxelas. 
Portugal há décadas que está a saque! E quem vai continuar a pagar somos nós: o "povão".

Sem comentários: