terça-feira, 1 de setembro de 2020

Prejuízo provocado pelo incêndio é difícil de calcular, mas a Direcção já só pensa no "reerguer da SIT"

Via SOCIEDADE INSTRUÇÃO TAVAREDENSE


As palavras que escrevemos são aquelas que nunca ninguém, nenhuma colectividade, nenhuma associação deveria ter de escrever. A tristeza é imensa. As páginas destes dias são escritas em fundo escuro.

Ontem de manhã manhã deflagrou de forma acidental um incêndio nas instalações do nosso pavilhão. Tememos o pior. Tememos perder o nosso espólio, a riqueza histórica de mais de um século em objectos que tanto nos transmitem. Tememos perder a nossa casa, as paredes que parecem falar-nos, as tábuas que nos sustêm de pé.

Houve perdas, sim. Bastantes, em valores que não foram ainda possíveis de calcular na totalidade. Juntam-se a valores que já tão altos eram para as necessidades da casa. Mas apesar de tudo foram estragos menores do que o que poderiam ter sido.

Para isso devemos agradecer a extrema prontidão das duas corporações de Bombeiros da Figueira da Foz, Protecção Civil e Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha. Foram absolutamente cruciais.

Deixamos também o nosso agradecimento à vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz que rapidamente se deslocou à SIT para acompanhar a situação.

Agradecemos sobretudo, de coração aberto, a todos os sócios e amigos da casa que de forma pessoal ou digital nos fizeram chegar o vosso apoio.

Em dias como este relembramo-nos de que uma casa são paredes, mas um lar é composto de pessoas. "A nossa casa vive em nós", em todos que lhe chamamos "casa" e mais do que nunca o reerguer da SIT vai ser feito pelas pessoas que a compõem. Não baixaremos nunca os braços pela nossa família. Ao longo da História, os nossos Antepassados também passaram dificuldades mas conseguiram fazer chegar até nós das maiores riquezas culturais que nunca terão preço. O mesmo faremos para os honrar e para preparar as gerações seguintes.

Que seja apenas o início triste de uma bela etapa que se segue.

O nosso muito obrigado novamente.

Viva a SIT.

Sem comentários: